Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/12/2018 as 1:00pm

EUA sancionam 3 dirigentes norte-coreanos por violação de direitos humanos

Segundo comunicado, eles 'dirigem os departamentos que cometem atividades brutais de censura patrocinada pelo Estado'. Sanções congelam todos os ativos ou bens imóveis que os três possam ter sob jurisdição dos EUA e os proíbe de realizar transações financeiras com cidadãos americanos.

EUA sancionam 3 dirigentes norte-coreanos por violação de direitos humanos Direitos Humanos

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira sanções a três importantes dirigentes da Coreia do Norte, entre eles o ministro da Segurança Estatal, Jong Kyong Thaek, por suposta responsabilidade em atividades de censura e violações dos direitos humanos.

Em comunicado, o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, declarou que os sancionados "dirigem os departamentos que cometem atividades brutais de censura patrocinada pelo Estado", assim como "violações e outros abusos para reprimir e controlar a população".

Na lista de sancionados, além do ministro, estão Choe Ryong Hae, a quem os EUA atribuem um feroz controle sobre o Partido dos Trabalhadores da Coreia, o governo e os militares; assim como Pak Kwang Ho, que se dedica a manter a "pureza ideológica" norte-coreana.

Sobre Jong Kyong Thaek, o governo americano afirma que ele tem um papel-chave na direção das atividades de censura e dos "abusos" cometidos pelo Ministério de Segurança Estatal, que atua como polícia secreta e supostamente administra os campos de concentração do país.

Como resultado das sanções, ficam congelados todos os ativos ou bens imóveis que os três possam ter sob jurisdição dos EUA. Além disso, estão proibidas transações financeiras entre os dirigentes norte-coreanos e cidadãos americanos.

O Departamento do Tesouro dos EUA quer que as sanções sirvam como "lembrança" do brutal "tratamento" que a Coreia do Norte deu ao jovem americano Otto Warmbier, que morreu em junho de 2017 depois de ter entrado em coma enquanto estava preso no país asiático.

A pasta lembrou que os pais de Warmbier continuam de luto pela perda do filho, que completaria 24 anos na próxima quarta-feira.

Fonte: Por Agência EFE

Top News