Publicado em 12/09/2020 as 10:00pm
Procuradora de MA denuncia golpes do “falso apartamento”
À medida que mais pessoas dependem de fotos em vez de apresentações presenciais para alugar...
À medida que mais pessoas dependem de fotos em vez de apresentações presenciais para alugar apartamentos durante a pandemia de COVID-19, a Procuradora-geral de Massachusetts, Maura Healey, e o Greater Boston Real Estate Board (GBREB) fizeram uma parceria para emitir um aviso alertando o público sobre um golpe que oferece falsos apartamentos. O alerta também orienta sobre como evitar ser vítima destes criminosos.
Tanto o escritório da Procuradora quanto o GBREB receberam reclamações de possíveis inquilinos, empresas de administração de propriedades e agentes imobiliários sobre um golpe envolvendo listas de apartamentos falsas publicadas online.
Os golpistas copiam as fotos de casas que estão em listagens reais e, às vezes, até mesmo usam as informações de contato de um agente de uma lista real ou empresa e, em seguida, publicam-nas no Craigslist ou em outras plataformas online.
De acordo com as informações, quando os inquilinos inocentes entram em contato, os golpistas solicitam que ele envie uma garantia em dinheiro diretamente para eles para segurar o imóvel.
Mas depois, os inquilinos descobrem que foram vítimas de um golpe.
“Esse é golpe que já é antigo, mas queremos que o público esteja ciente dos riscos crescentes durante esta pandemia e fiquem alertas”, disse a Procuradora Healey. “O acesso a uma moradia segura e confiável é essencial para a vitalidade de nossas comunidades e continuaremos a fazer parceria com as partes interessadas para garantir que nossos residentes não percam dinheiro ou fiquem sem um lugar para morar”, afirmou.
“Golpes desumanos como esses não podem ser tolerados. Eles são prejudiciais para a carreira de profissionais do setor imobiliário que trabalham duro e para os consumidores”, disse Greg Vasil, CEO da GBREB. “A missão do Conselho Imobiliário é expô-los e proteger seus membros e consumidores de ameaças como essas. Se você tiver alguma dúvida sobre uma lista de imóveis, não envie dinheiro antes de ter certeza de que está trabalhando com um corretor de imóveis licenciado. Por favor, denuncie anúncios falsos às autoridades competentes”.
Para evitar ser vítima deste golpe, a Procuradoria o e GBREB oferecem os seguintes conselhos:
- Inspeção completa: Sempre que possível, inspecione um apartamento cuidadosamente antes de assinar um contrato de locação ou pagar um depósito;
- Use um corretor: se você precisar alugar um apartamento sem ter como vê-lo antes, não confie em anúncios online. As listagens de apartamentos online são muito fáceis de falsificar. Em vez disso, use um corrector de imóveis ou vendedor licenciado. Você pode verificar a licença de um corretor através deste link https://bit.ly/3bHJI9v.
- Fique atento aos sinais de alerta: Preste atenção em anúncios mal redigidos, negócios que oferecem vantagens bem abaixo do mercado e solicitações de pagamento em dinheiro ou outros métodos não rastreáveis.
- Só faça pagamentos seguros: nunca envie uma transferência eletrônica, cheque administrativo ou transferência de fundos para alguém que você conheceu apenas on-line. Se eles forem um golpista, você não conseguirá recuperar seu dinheiro.
- Proteja suas informações pessoais: não divulgue suas informações, tais como números do Social Security ou dados do PayPal para alguém que você conheceu apenas online. Encontre o seu senhorio pessoalmente antes de concordar com uma verificação de antecedentes ou peça ao senhorio para que a verificação seja realizada por um corretor de imóveis ou vendedor licenciado.
- Registre uma reclamação: se você for vítima de um esquema de lista de apartamentos online, faça uma reclamação no Internet Crimes Complaint Center do FBI, através do link www.IC3.gov
- Denunciar anúncios fraudulentos: se você for o proprietário de um imóvel, corretor de imóveis ou gerente de propriedade e descobrir que outra pessoa alterou sua listagem ou listou sua propriedade para alugar, denuncie o anúncio fraudulento imediatamente.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção! Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.
Fonte: Redação - Brazilian Times.