Publicado em 17/09/2020 as 6:00pm
Boston marca “Dia da Constituição e da Cidadania nos EUA” liberando o Amicus brief contra aumento de taxas do departamento de imigração
As cidades pedem aos tribunais que bloqueiem os aumentos das taxas de inscrição para naturalização
Este ano, o prefeito Martin J. Walsh está marcando o Dia da Constituição e da Cidadania dos EUA com o anúncio de que a cidade de Boston, juntamente com 33 cidades e condados norte-americanos e com a Conferência de Prefeitos dos Estados Unidos (United States Conference of Mayors, USCM) e o Conselho de Planejamento da Área Metropolitana (Metropolitan Area Planning Council, MAPC), registrou um resumo do Amicus Curiae no processo da Project Citizenship contra o Departamento de Segurança Interna (Department of Homeland Security, DHS). O processo segue uma nova política do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (United States Citizenship and Immigration Services, USCIS), que tornaria a solicitação de naturalização, bem como outros status e benefícios, mais custosa para os residentes dos EUA.
A partir de 2 de outubro, o USCIS estará praticamente dobrando o custo do pedido de naturalização de US$ 725 para US$ 1.200 e eliminando a isenção de taxas para quase todos os residentes de baixa renda. O USCIS também estará aumentando a taxa de solicitação de residência permanente (green card) e implementará uma taxa de solicitação de asilo, tornando os Estados Unidos um dos quatro países a fazer isso.
A cidade de Boston está pedindo ao tribunal federal que impeça a entrada em vigor desta nova regra.
“Esses aumentos de taxas vão contra os valores nos quais a América foi fundada”, disse o prefeito Walsh. “As pessoas vêm para os EUA em busca de uma vida melhor para si mesmas e suas famílias, quer isso tenha sido 400 anos atrás ou ontem. Esta nova regra cria um teste de riqueza para ser um cidadão americano, e a cidadania não deve ser reservada para aqueles que possam pagá-la.”
Existem cerca de nove milhões de pessoas nos EUA elegíveis para a cidadania, mais de 30.000 delas estão em Boston. A cidade tem investido em assistência para naturalização desde o primeiro ano de mandato do prefeito em 2014. Todos os anos, Boston celebra o Dia da Constituição em 17 de setembro em parceria com a Project Citizenship para sediar o maior workshop anual de cidadania na Nova Inglaterra, quando mais de 400 voluntários da comunidade, estudantes de direito e advogados voluntários ajudam centenas de pessoas a conquistar seus pedidos de cidadania gratuitamente. Até o momento, a cidade tem ajudado 1.815 a se tornarem cidadãos e, só no ano passado, 59% dos candidatos se qualificaram para a isenção de taxas de baixa renda.
O resumo do Amicus Curiae destaca como os governos locais têm investido no apoio ao processo de naturalização, como os cidadãos naturalizados se beneficiam do apoio e como a naturalização aumenta a saúde cívica e econômica e a resiliência das comunidades locais para todos os residentes. O resumo argumenta que esses aumentos de taxas enviam uma mensagem aos residentes permanentes legais de baixa renda de que a plena participação cívica é reservada apenas para aqueles que podem pagá-la.
“Ser americano não é sobre quanto dinheiro você tem ou sobre a cor da sua pele”, disse o prefeito. “Ser americano é assumir um compromisso com este país, escolher viver em nossas comunidades e desfrutar dos direitos e liberdades prometidos na Declaração de Independência e em nossa Constituição”.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
INVEST REALTY GROUP- Com um vasto conhecimento na área imobiliária e profunda conhecedora das leis que englobam este mercado, Jaqueline pretende ajudar seus clientes a obter o melhor resultado na hora de comprar a sua casa. Informações: (603) 689-4517
Fonte: Redação - Brazilian Times.