Publicado em 7/10/2020 as 1:30pm
Professor da Universidade de NH se passa por imigrante negra para proferir ataques racistas nas redes sociais
Um professor de química da Universidade de New Hampshire foi acusado de se passar por uma...
Um professor de química da Universidade de New Hampshire foi acusado de se passar por uma imigrante negra, no Twitter, para fazer comentários racistas e sexistas e atacar usuários que apoiam a justiça racial e outras causas progressistas.
Identificado por Craig Chapman, o professor tweetou secretamente sob o nome de The Science Femme para criticar a esquerda, os transgêneros e até mesmo as pessoas de cor para seus mais de 13.000 seguidores.
“Estamos profundamente preocupados com o que descobrimos até agora e imediatamente iniciamos uma investigação”, disse a porta-voz da Universidade, Erika Mantz.
O presidente do Departamento de Química da universidade, Glen Miller, se recusou a discutir o caso.
Mas em um e-mail compartilhado com a The Associated Press por um funcionário do departamento que não quis ser identificado por medo de retaliação, reconheceu que o professor havia criado uma conta falsa no Twitter e publicou tweets que variavam de "infelizes e prejudiciais a profundamente ofensivos”.
Várias pessoas que analisaram a conta antes dela ser retirada do ar, na semana passada, disseram que eram publicados comentários e imagens racistas, sexistas e transfóbicos.
Toby Santamaria, um estudante de pós-graduação que estuda Biologia Vegetal no estado de Michigan que se identifica com o termo de gênero neutro Latinx, foi atacado online por seguidores desta conta do Twitter. “Estou enojado, mas não surpreso”, disse.
Susanna Harris, que dirige uma empresa que apoia alunos de pós-graduação e entrou em conflito com a pessoa por trás da conta, destacou que o objetivo de fazer as publicações e se apresentar como uma pessoa de cor era para desacreditar os esforços de quem luta pela igualdade social e contra o racismo.
“Isso dá validade aos pensamentos das pessoas, na minha opinião, que estão promovendo essa narrativa racista de que esses esforços não são necessários”, disse ela.
Mais preocupante, de acordo com Santamaria e Harris, era o hábito do usuário da conta de atacar principalmente mulheres de cor que discordavam dela e encorajar seus seguidores a fazer o mesmo. Ambas as mulheres foram atacadas depois de pedirem para que a conta fosse ignorada ou defenderem os que haviam sido atacados.
A conta falsa acusou Harris de tentar evitar o debate porque ela era branca. Nos dias que se seguiram, a pessoa também culpou Harris pelo suicídio de um professor da Carolina do Norte, que havia se aposentado recentemente após uma reação a comentários que ele fez nas redes sociais.
“Foi assustador”, disse Harris sobre os ataques. “Às vezes, a internet passa para a vida real. Muito trabalho que faço é por meio de mídia social e comunicação científica. Difamar meu personagem online afeta minha capacidade de fazer essas coisas, mas também existe a ameaça real de que as pessoas possam encontrar minha localização pessoal”.
O caso chega em um momento delicado para a universidade, que tem trabalhado por vários anos para enfrentar o racismo no campus e diversificar o corpo discente. Na semana passada, realizou um evento virtual sobre racismo, diversidade, equidade e inclusão.
Por esse motivo, muitos familiarizados com o caso argumentam que a universidade deve ter uma linha dura contra o professor. Alguns pediram que ele fosse removido, enquanto outros argumentaram que ele deveria receber licença prolongada e fazer um treinamento extensivo de sensibilidade racial.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.
ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais. Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.
OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Fonte: Redação - Brazilian Times.