Publicado em 1/12/2020 as 4:00pm
Operação "Exploit" prende no exterior suspeito de hackear TSE no Brasil
A abertura da investigação foi anunciada no dia do primeiro turno, após hackers divulgarem informações de funcionários federais
A Polícia Federal (PF) realizou no sábado (28) uma operação para desarticular o grupo responsável por um ataque cibernético contra os sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um suspeito foi preso em Portugal, com cooperação da polícia portuguesa.
Também estão sendo cumpridos 3 mandados de busca e apreensão em São Paulo e em Minas Gerais e outras três medidas cautelares, de proibição de contato entre investigados. A operação ocorre na véspera do segundo turno das eleições municipais.
A abertura da investigação foi anunciada no dia do primeiro turno, após hackers divulgarem informações de funcionários do TSE.
De acordo com a PF, a investigação aponta que um grupo de hackers brasileiros e portugueses, liderados por um cidadão português, foi responsável pelo ataque que obteve os dados dos funcionários. Os crimes apurados são de invasão de dispositivo informático e de associação criminosa, ambos previstos no Código Penal, além de outros previstos no Código Eleitoral e na Lei das Eleições.
A corporação ressaltou que não foi identificado nenhum elemento que possa ter prejudicado a integridade do processo de votação brasileiro. Os mandados cumpridos no Brasil foram expedidos pela 1ª Zona Eleitoral do Distrito Federal, após pedido da PF e parecer favorável do Ministério Público.
A operação foi batizada de "Exploit". De acordo com a PF, o termo "é uma parte de software, um pedaço de dados ou uma sequência de comandos que tomam vantagem de um defeito a fim de causar um comportamento acidental ou imprevisto no software ou hardware de um computador ou em algum dispositivo eletrônico".
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.
ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais. Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.
OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.
Fonte: Redação Brazilian Times