Publicado em 11/12/2020 as 5:00pm
Brasileira é uma das primeiras pessoas a receber vacina contra Covid-19 em UK
Maria Lúcia Possas, de 55 anos, foi uma das pessoas escolhidas por fazer parte do grupo de risco por tomar medicamentos imunossupressores por causa de um transplante de rins
Na terça-feira (8), Maria Lúcia Possas, de 55 anos, foi uma das primeiras pessoas a receber a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer em parceria com a BioNtech distribuída no Reino Unido (UK). Ela foi uma das pessoas escolhidas por fazer parte do grupo de risco, por tomar medicamentos imunossupressores por causa de um transplante de rins e por trabalhar no sistema de saúde britânico.
"Hoje é o primeiro dia, mas acho que a coisa mais importante é que tem luz no fim do túnel. Está todo mundo cansado da doença, de ficar em casa, de todas essas restrições. Mas agora, finalmente, temos essa luzinha e eu sou a prova", disse Maria Lúcia ao canal GloboNews.
A brasileira relatou que recebeu um e-mail a convidando para tomar a 1ª dose da vacina. Por estar de folga, ela só abriu sua caixa de mensagem porque um amigo de trabalho contou que havia recebido o convite para se vacinar. Outros funcionários do Hospital Universitário Royal Free também foram chamados para a primeira fase da campanha de vacinação no UK.
"Na mesma hora abri o link e marquei minha vacinação para hoje. Fui uma das últimas pessoas a conseguir vaga (para esta terça)", disse ela.
Maria Lúcia contou que a 2ª dose da vacina está agendada para ser aplicada em 5 de janeiro de 2021. Aproximadamente duas semanas depois de completar o ciclo vacinal, o paciente pode se considerar imunizado contra a Covid-19.
Questionada sobre o que fará após estar completamente imunizada, a brasileira adiantou:
"Vou marcar minha passagem para o Brasil para ir ao aniversário da minha mãe que vai fazer 100 anos e ver minha irmã que me doou o rim, que é a minha segunda mãe, porque ela me deu minha segunda vida", relatou.
A pesquisadora ressalta a importância da ciência para a produção de um imunizante em tempo recorde. Segundo ela, a única coisa que pode acontecer é uma leve dor no braço e sintomas fracos de gripe, o que é considerado normal.
Segundo ela, a injeção "dói menos que a vacina da gripe". A única diferença, explicou, é que a seringa é mais longa e demora mais para depositar toda a dose da imunização, em comparação com a vacina da gripe.
"Nós esperamos tanto que não vale a pena as pessoas agora ficarem loucas, querendo fazer 'carnaval' porque agora tem vacina. Espera. Porque você não quer ser aquela pessoa que tem a doença na véspera da vacina. É muita roubada. Então espera, lava a mão, usa a máscara, mantenha a distância, espera para dar aquele abraço depois que a vacina sair", concluiu.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.
ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais. Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.
OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.