Publicado em 28/12/2020 as 5:00pm
MIRA destaca que naturalização se tornou mais difícil para imigrantes em Massachusetts
A nova versão do exame, do presidente Donald Trump, passou de 100 para 128 perguntas e estes desafios foram discutidos no Reducing Barriers to Citizenship, evento realizado pela organização
Já existem muitos obstáculos para obter a cidadania nos Estados Unidos e especialistas dizem que o novo teste de naturalização imposto pelo presidente Donald Trump tornará o processo mais difícil para os imigrantes, principalmente para os que vivem em Massachusetts.
No início deste mês, o Departamento de Serviços de Cidadania e Imigração (USCIS, sigla em inglês) começou a emitir uma nova versão do exame que aumenta de 100 para 128 o número de perguntas que os candidatos devem se preparar para responder.
Os desafios para obter a cidadania foram discutidos em “Reducing Barriers to Citizenship” (Reduzindo Barreiras à Cidadania), a terceira edição da série de palestras da Coalizão de Imigrantes e Refugiados de Massachusetts (MIRA, sigla em inglês).
Jessica Chicco, advogada do MIRA, disse que há mais de 200.000 portadores de green cards em Massachusetts, todos qualificados para solicitar a Cidadania. No entanto, ela disse que há muitos obstáculos para se tornar um cidadão.
“Vimos o atual governo tentar tornar ainda mais difícil para as pessoas darem esse passo final”, disse ela. “O processo pode levar vários meses e esse cronograma aumentou ainda mais durante a pandemia. Há um formulário de 20 páginas repleto de jargão jurídico e perguntas detalhadas que devem ser preenchidas e os candidatos também devem demonstrar conhecimento de inglês e passar em um exame de civismo”.
Jessica disse que o novo exame torna a obtenção da cidadania mais desafiadora, junto com a taxa de inscrição de US $ 725. Ela disse que a MIRA ajuda os residentes de Massachusetts a enviarem seus pedidos de Cidadania, ajuda aqueles que precisam solicitar isenção de taxas e prepara os candidatos para suas entrevistas e exames cívicos.
Delise Ramazani, uma estudante da Universidade de Massachusetts e ex-cliente do MIRA é imigrante da República Democrática do Congo. Ela disse que obter a cidadania a ajudou a ter uma sensação de proteção nos EUA. “Eu nunca pensei que teria a oportunidade de estudar ou, muito menos, estar em uma universidade com um dormitório”, disse Ramazani.
Ramazani obteve a cidadania em sua segunda candidatura, o que ela fez inicialmente com a ajuda de um evento realizado pela MIRA, em Worcester.
Essa é uma das muitas organizações em Worcester que fornecem recursos para imigrantes que buscam obter a cidadania ou que precisam de outros tipos de apoio. O Adult Learning Center faz parte das escolas públicas da cidade e oferece oportunidades de educação para a imigração, incluindo aulas de inglês como segunda língua (ESL, sigla em inglês).
Jennifer Brunelle, diretora do centro, disse que o programa atende a cerca de 150 alunos ESL em diferentes níveis de ensino de inglês. Ela disse que o programa também ajuda a encontrar empregos para os alunos. “O teste de cidadania não é fácil”, disse ela. “São 100 perguntas, então, obviamente, aprender inglês ajuda a entender, mas também os ensinamos sobre a cultura e a história dos Estados Unidos”.
Jennifer disse que o centro também tem parceria com a Catholic Charities Worcester County para oferecer aulas de cidadania para ajudar os imigrantes no processo de se tornarem cidadãos norte-americanos.
O Central West Justice Center (CWJC) oferece serviços jurídicos de imigração gratuitos, incluindo consultas e representação para indivíduos que estão em processo de deportação e buscam ajuda humanitária.
A organização também oferece representação e consultas gratuitas para indivíduos de baixa renda e idosos no centro e oeste de Massachusetts, de acordo com Ellen VanScoyoc, advogada supervisora sênior da Unidade de Imigração do CWJC. “Nos procedimentos de remoção, não há direito a um advogado nomeado pelo governo da mesma forma que em alguns outros tipos de processos legais”, disse VanScoyoc. “Portanto, é extremamente importante que tenhamos agências sem fins lucrativos, como o CWJC, disponíveis para fornecer representação às famílias que não podem pagar.
Os residentes podem se inscrever para obter ajuda legal civil gratuita ligando para o CWJC através do telefone (855) 252-5342 ou preenchendo um formulário online. (com informações da MIRA e Worcester Telegram & Gazette)
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.
ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.
Fonte: Da redação