Publicado em 3/02/2021 as 10:00pm
Legisladores democratas recomeçam luta para tornar Massachusetts estado santuário para imigrantes
Os legisladores democratas anunciaram na terça-feira, dia 02, que renovarão seu esforço para...
Os legisladores democratas anunciaram na terça-feira, dia 02, que renovarão seu esforço para fazer de Massachusetts um estado santuário, juntando-se aos ativistas dizendo que a ação é necessária para garantir que todos os residentes possam buscar cuidados médicos, ajuda de emergência e proteção judicial e policial sem medo de deportação, especialmente durante a pandemia do coronavírus.
A Lei de Comunidades Seguras acabaria com a parceria das agências estadual e locais, responsáveis pela aplicação da lei, com o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês). Ela também colocaria fim aos acordos que permitem que cadeias e prisões locais abriguem detidos federais de imigração. Também impediria que policiais e funcionários de tribunal perguntem às pessoas sobre seu status de imigração.
“Ao deixar claro que a fiscalização da imigração é uma responsabilidade federal, e ao encerrar a parceria local e estadual, garantiremos que o povo de Massachusetts se sinta seguro em recorrer às autoridades e aos recursos de saúde quando necessário”, disse a Deputada Estadual, Ruth Balser, representante de Newton.
Michael Curry, presidente da Liga de Centros Comunitários de Saúde de Massachusetts, disse que os pacientes imigrantes atrasam ou evitam o tratamento médico há anos por medo de que suas informações sejam compartilhadas com as autoridades federais. “Esse medo só piorou durante a pandemia, com muitos recusando-se a participar dos testes de COVID-19, tratamento e dos esforços para rastreamento de quem teve contato com um portador do vírus”, acrescetou.
Outros grupos disseram que alguns imigrantes evitam ligar para o 911 ou buscar proteção policial ou judicial por medo de serem denunciados ao ICE. “Ninguém deve viver com medo de denunciar violência doméstica ou agressão sexual, mas esta é a realidade para muitas vítimas imigrantes em Massachusetts”, disse Hema Serang-Sieminski, diretora de políticas da Jane Doe Inc., um grupo de defesa que atende vítimas de agressão sexual e violência doméstica.
Um comitê conjunto controlado pelos democratas recomendou o projeto de lei para aprovação no ano passado, mas acabou ficando aquém da aprovação.
O governador republicano Charlie Baker disse que se opõe a uma lei que torne o estado em santuário.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais. Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.
Deck Plus- a Deck Plus está admitindo subcontratos para trabalhar na área metropolitana de Charlotte. A empresa oferece pagamento competitivo com o mercado, pagamento semanal, trabalho o ano todo. São requeridos: carro com todas as ferramentas de carpintaria para o trabalho, seguro, habilidade para construir decks e varandas. Ligue: (704) 993-7336 ou envie e-mail para deckplusllc@gmail.com
HC Salon- Helem trabalha em Massachusetts, de segunda à sábado, de 9am as 6pm, em 102 Main Street, em Malden. Ela atende tanto o público feminino, como também masculino (unhas). Informações: (781) 913-0597. Siga nas redes sociais: @helem_cristian
Fonte: Redação - Brazilian Times.