Publicado em 11/02/2021 as 11:00am
Estudo: Pessoas com inflamação gengival têm 9 vezes mais probabilidade de morrer de covid
A periodontite, uma forma grave de doença gengival que afeta até metade de todos os adultos em todo o mundo, pode se espalhar por todo o corpo se não for tratada
Escovar os dentes regularmente e manter a higiene bucal adequada pode desempenhar um grande papel na luta contra o COVID-19, uma vez que pacientes com doença gengival têm 9 vezes mais chances de morrer por causa da bactéria, de acordo com uma nova pesquisa. Um estudo com mais de 500 pacientes também revelou que aqueles com doença gengival tinham 3,5 vezes mais probabilidade de serem admitidos em terapia intensiva e 4,5 vezes mais probabilidade de precisar de um respirador, relatou o Medical Xpress.
Além disso, pacientes com coronavírus com má saúde gengival têm pelo menos 3 vezes mais probabilidade de apresentar complicações, de acordo com o estudo publicado no Journal of Clinical Periodontology. Os marcadores sangüíneos que indicam inflamação no corpo foram marcadamente maiores em pacientes com doença gengival, sugerindo que a inflamação pode explicar as taxas elevadas de complicações.
"Os resultados do estudo sugerem que a inflamação na cavidade oral pode abrir a porta para o coronavírus se tornar mais violento", disse o co-autor do estudo, Professor Lior Shapira, da Universidade Hebraica de Israel.
“A higiene bucal deve fazer parte das recomendações de saúde para reduzir o risco de resultados graves de COVID-19”, acrescentou Shapira, presidente eleito da Federação Europeia de Periodontologia.
A periodontite, uma forma grave de doença gengival que afeta até metade de todos os adultos em todo o mundo, pode se espalhar por todo o corpo se não for tratada, e a COVID-19 está associada a uma resposta inflamatória que pode ser fatal.
O estudo, que foi realizado no Catar, incluiu 568 pacientes com diagnóstico de COVID-19 entre fevereiro e julho de 2020. Desses, 40 pessoas tiveram complicações, incluindo internação em UTI, colocação de ventilador ou óbito, e 528 não.
Outros fatores, incluindo índice de massa corporal, asma, doença cardíaca, diabetes, pressão arterial e tabagismo também foram levados em consideração nas complicações do COVID-19. Também foram obtidos dados sobre os níveis sanguíneos de produtos químicos relacionados à inflamação no corpo.
A possibilidade de morte para pacientes com COVID-19 com doença gengival foi 8,81 vezes maior do que para outros, enquanto as chances de acabar na terapia intensiva ou em um ventilador foram 3,54 e 4,57 vezes maiores, respectivamente.
“Se uma ligação for estabelecida entre a periodontite e as taxas aumentadas de resultados adversos em pacientes com COVID-19, então, estabelecer e manter a saúde periodontal pode se tornar uma parte importante do cuidado desses pacientes”, escreveram os autores do estudo.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais. Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.
DECK PLUS- a Deck Plus está admitindo subcontratos para trabalhar na área metropolitana de Charlotte. A empresa oferece pagamento competitivo com o mercado, pagamento semanal, trabalho o ano todo. São requeridos: carro com todas as ferramentas de carpintaria para o trabalho, seguro, habilidade para construir decks e varandas. Ligue: (704) 993-7336 ou envie e-mail para deckplusllc@gmail.com
HC Salon- Helem trabalha em Massachusetts, de segunda à sábado, de 9am as 6pm, em 102 Main Street, em Malden. Ela atende tanto o público feminino, como também masculino (unhas). Informações: (781) 913-0597. Siga nas redes sociais: @helem_cristian
Fonte: Redação - Brazilian Times.