Publicado em 12/03/2021 as 8:00am
Pandemia pode ser fundamental para aprovação da carteira de motorista para indocumentados em MA
Através de um editorial que abordou a carteira de motorista para imigrantes indocumentados em...
Através de um editorial que abordou a carteira de motorista para imigrantes indocumentados em Massachusetts, o jornal Boston Globe destacou que o projeto está próximo de ser aprovado. A pandemia apenas aumenta a urgência de uma medida que evite atropelamentos e proteja o público.
De acordo com o texto, a pandemia poderá ser o catalisador para a comunidade finalmente permitir que imigrantes em situação ilegal tenham o direito de obter o documento.
Já se passou mais de uma década desde que a legislação foi apresentada pela primeira vez. Ela permite que os residentes de Massachusetts sem status de imigração legal solicitem carteira de motorista. Mas até agora falhou em todas as tentativas.
Mas agora, a pandemia da COVID-19 deu ao assunto uma nova urgência. Um estudo recente feuito pelo Center for American Progress mostrou que 3 em cada 4 imigrantes indocumentados são considerados trabalhadores essenciais - muitos dos quais precisam dirigir para trabalhar.
O artigo afirmou que em prol de uma recuperação econômica saudável e de uma vitória decisiva contra o novo coronavírus, Massachusetts deve priorizar a medida e permitir que imigrantes sem documentos solicitem uma carteira de motorista.
“Os benefícios abrangem todas as questões políticas: da saúde pública à justiça racial, à mobilidade da força de trabalho, à responsabilidade moral, à recuperação econômica e à segurança pública”, disse o senador estadual Brendan Crighton, co-patrocinador da versão mais recente do projeto de lei, introduzido no mês passado, em uma recente coletiva de imprensa via plataforma Zoom.
Caso venha ser aprovado, o residente, mesmo em situação ilegal, poderá solicitar uma licença para dirigir apresentando outros documentos de identidade, tais como passaporte estrangeiro, carteira de identidade consular ou outros documentos autorizados.
Apesar de muitos não acreditarem no sucesso desta nova tentativa, os apoiadores estão animados, pois a medida se tornou importante do ponto de vista da saúde pública: No outono passado, um grupo de trabalhadores imigrantes que compartilhavam o mesmo carro pegaram COVID-19. O diretor de saúde local disse que se eles tivessem carteiras de motorista o vírus não teria se espalhado entre pessoas próximas a eles.
Além de conter surtos, autorizar pessoas que precisam dirigir para fazê-lo legalmente, salva vidas e poupa pessoas de acidentes. Em jurisdições onde os imigrantes indocumentados são licenciados para dirigir legalmente, os resultados mostram que o número de acidentes reduziu drasticamente.
A Califórnia viu até 10 por cento menos acidentes com atropelamentos por ano, enquanto Connecticut teve uma redução de 9 por cento em acidentes semelhantes. Um estudo nacional de 2018 que usou dados de 12 estados e do Distrito de Columbia, onde indocumentados têm permissão para obter licenças, descobriu que mulheres sem documentos conseguiram aumentar suas horas de trabalho em 4%.
Outro ponto que poderá contribuir para a aprovação do projeto são os esforços da administração Biden para legalizar os milhões de imigrantes que vivem no país.
A coalisão Driving Families Forward, que reúne alguns grupos de defesa dos imigrantes, comemorou a apresentação do projeto e acredita que desta vez a história será diferente. “Atualmente, temos 44 co-patrocinadores e queremos bater nosso recorde de mais de 80. Envie um e-mail para seu senador estadual e representante através do link http://bit.ly/2021-dff-email e ligue para pedir a eles que patrocinem a Lei de Mobilidade Familiar e de Trabalho (HD.448 / SD.228). Você pode encontrar os números de telefone no link https://bit.ly/dff-leg-lookup”, escreveu a coalisão em um comunicado.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
TABRIZZI DENTAL MALDEN- Dentistas e higienistas brasileiros, no centro de Malden. Promoção especial para novos pacientes: Limpeza + Raio X + Consulta com dentista + Plano de tratamento por apenas: $120. Venha nos visitar: 389 Main Street, suite 104, Malden (MA). (781) 397-9400
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
EXCURSÕES- Se você quer conhecer os pontos turísticos mais lindos e importantes dos Estados Unidos, entre em contato com a Dani Deghi Tour. Você será acompanhado por um guia que falará o seu idioma. Para mais informações, ligue no telefone (848) 863-7770.