Publicado em 2/11/2021 as 9:00am
Eleições em NJ: Ciattarelli promete reformular leis fiscais, mas não cita alternativas
Na contagem regressiva para as eleições estaduais de terça-feira (2) no Estado Jardim, o Governador Phil Murphy ainda mantém a liderança contra o republicano Jack Ciattarelli
O orçamento do Estado está na mira do candidato republicano Jack Ciattarelli e, 2 dias antes da eleição em New Jersey, que ocorrerá na terça-feira (2), os eleitores ainda não tinham ideia de qual seria detalhadamente a sua plataforma. Ele insiste ser um "falcão fiscal", entretanto, não se compromete com reduções de gastos específicos, mas alega querer simplificar o orçamento e reduzir a máquina pública; sem oferecer um único detalhe. Além disso, sua única proposta explícita envolve uma onda de cortes em impostos, que estrangularia o orçamento estadual e faria com que programas cruciais acabem e gerem um déficit maciço.
Quatro vezes na semana passada, Ciattarelli foi solicitado pelo Conselho Editorial do jornal Star-Ledger para citar um programa "inflado" ou despesa pública desnecessária que ele poderia eliminar para economia de custos, e 4 vezes ele recusou, alegando que precisava primeiro "conversar" sobre o assunto com líderes legislativos. Ele, no entanto, regularmente critica os gastos do governador Phil Murphy, destacando que o orçamento fiscal de US$ 46,4 bilhões representa um aumento de 30% em relação ao plano de gastos final de seu predecessor, o também republicano Chris Christie.
“É quatro bilhões e meio a mais do que seu orçamento anterior”, disse Ciattarelli. "Então, dê uma olhada nesse plano de gastos e você verá o que eu gostaria de fazer no meu primeiro ano (no governo)".
Em contrapartida, o último orçamento de Murphy teve um pagamento de pensão integral pela 1ª vez em duas décadas. O governador democrata atualizou o Homestead Rebate, aumentando o benefício médio para idosos, deficientes e donos de imóveis de baixa renda. Além disso, ele expandiu a elegibilidade para o Crédito de Imposto de Renda Ganho.
Isso significa que Ciattarelli reduziria o pagamento da pensão novamente ou cancelaria a redução do imposto sobre imóveis para os idosos? Em vez de reduções de gastos, ele propõe vários cortes de impostos. Entre eles, cortar o imposto corporativo pela metade nos próximos 5 ou 6 anos. O candidato republicano quer reduzir a taxa máxima de imposto de renda de 10,75% para 7,6. Além disso, ele planeja congelar o imposto predial para idosos e eliminar o imposto sobre ganhos de capital nas vendas de 1ª e 2ª residências.
Durante a disputa eleitoral, Ciattarelli não detalhou quanto custaria tudo isso, ou como ele compensaria as perdas massivas de receita. Conforme especialistas, caso ele tenha um plano sério que inclua mais detalhes, este seria um bom momento para compartilhar, pois poderia ajudá-lo a conquistar mais votos.