Publicado em 5/09/2022 as 5:00pm
Conheça a história do brasileiro que ficou 11 dias dentro de uma geladeira em alto mar após seu barco afundar
No final de julho, um pescador brasileiro se viu em uma situação que aterrorizaria até o...
No final de julho, um pescador brasileiro se viu em uma situação que aterrorizaria até o marinheiro mais resistente.
Seu barco começou a afundar e ele estava sozinho – e não sabia nadar. Em pânico, ele fez a única coisa que conseguiu pensar: entrou no freezer.
Em uma história de sobrevivência que rapidamente ganhou atenção internacional, o brasileiro Romualdo Macedo Rodrigues foi resgatado depois de passar 11 dias no mar, ao norte do Brasil.
Sozinho em seu freezer, o homem de 44 anos sobreviveu sem comida ou água, perdendo quase cinco quilos de peso corporal.
Um barco de pesca do Suriname encontrou Rodrigues em 11 de agosto. Eles capturaram, em vídeo, o momento do resgate, com os pescadores transportando o sobrevivente exausto para seu barco.
Rodrigues, mais tarde disse à mídia local: “Essa geladeira, para mim, era Deus. Um milagre".
De acordo com as informações, Rodrigues deixou o Oiapoque, uma área no norte do Brasil, no final de julho. Ele partiu em um barco de madeira com cerca de sete metros de comprimento. Em seus planos estava ir para uma ilha na costa da Guiana Francesa para alguns dias de pesca.
Então aconteceu o impensável. Não está claro como isso aconteceu, mas o barco de repente começou a se encher de água. Rodrigues, pensando rápido, subiu na grande geladeira que levava a bordo.
Logo, o aparelho flutuante era tudo o que ele tinha. “O que mais me incomodou foi a sede”, disse ele. “Achei que ia ser atacado por tubarões porque há muitos peixes em alto mar”, continuou.
Quando finalmente foi resgatado, 11 dias depois, na costa do Suriname, Rodrigues disse que ouviu um barulho e percebeu que um barco passava por ele.
“Depois, eles se aproximaram lentamente, minha visão foi desaparecendo, e então eu disse: 'Meu Deus, o barco'. Eu levantei meus braços e pedi ajuda”, disse.
Os pescadores encontraram Rodrigues boiando a cerca de 450km de onde seu barco afundou. Eles o alimentaram com água e mingau, depois o trouxeram para a praia.
Infelizmente, Rodrigues tinha mais uma provação pela frente. Embora ele tenha recebido primeiros socorros no Suriname, as autoridades também o prenderam por não ter documentos.
Ele então passou 16 dias em uma prisão em Paramaribo, de acordo com reportagens, antes que as autoridades finalmente permitissem que ele voltasse para Belém, no Pará.
Rodrigues descreveu o resgate como “o dia mais importante” de sua vida. “Eu nasci de novo”, disse ele.