Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/08/2023 as 10:00am

Bairro feito com casas 3D começa a ser construído no Texas

A primeira casa impressa em 3D concluída para um novo empreendimento de 100 residências ao norte de Austin, Texas, foi apresentada na sexta-feira

Da redação

A maior comunidade mundial de casas impressas em 3D está sendo construída no Texas – e o bairro acaba de inaugurar sua primeira residência concluída.

Com paredes “impressas” usando um material à base de concreto, a estrutura térrea é a primeira de 100 casas desse tipo prontas para receber os moradores a partir de setembro.

A comunidade faz parte de um desenvolvimento mais amplo em Georgetown, Texas, chamado Wolf Ranch. Ele está localizado a cerca de 30 milhas ao norte de Austin, a capital do estado, e é uma colaboração entre a construtora texana ICON, a construtora Lennar e o escritório de arquitetura dinamarquês Bjarke Ingels Group (BIG).

No sábado, durante a inauguração, os possíveis compradores visitaram a casa modelo recém concluída. Algumas das unidades já foram vendidas, de acordo com a porta-voz da ICON, Cara Caulkins.

As imagens do edifício recém-concluído, compartilhadas pela empresa, mostram interiores bem iluminados e paredes cinzas. As paredes são feitas de uma mistura de concreto chamada Lavacrete, que é canalizada no lugar usando impressoras robóticas de 46 pés de largura.

Depois de impressas as paredes, são instaladas as portas, janelas e telhados – todos equipados com painéis solares.

A ICON disse que mais de um terço das paredes das casas já foram impressas, e as propriedades atualmente em oferta estão sendo vendidas por US$ 475.000 a US$ 599.000.

As casas impressas em 3D variam em tamanho de 1.500 a 2.100 pés quadrados e têm de três a quatro quartos.

 

Mais rápido, mais limpo e mais acessível

Quando a ICON anunciou o projeto em 2021, seu cofundador e CEO Jason Ballard descreveu a comunidade como um “momento divisor de águas na história do desenvolvimento em escala comunitária”. A impressão 3D, segundo ele, oferece casas de alta qualidade com mais rapidez e economia do que os métodos convencionais de construção.

Com os Estados Unidos enfrentando um déficit de aproximadamente cinco milhões de novas residências, Ballard disse que há uma “profunda necessidade de aumentar rapidamente a oferta sem comprometer a qualidade, a beleza ou a sustentabilidade, e essa é exatamente a força de nossa tecnologia”.

Top News