Publicado em 21/08/2023 as 9:00am
Indígena brasileira é escolhida para participar de eventos culturais nos EUA
Com a ajuda do Consulado Geral do Brasil em Nova York, essa viagem está mostrando como a cultura do Brasil pode ser vista em outros lugares.
Em uma conquista importante para a diversidade e a igualdade entre homens e mulheres, mulheres indígenas de diferentes partes do Brasil vão participar de eventos culturais em New York. Mukani Shanenawa, uma líder indígena do Acre, vai representar a região e compartilhar a rica cultura do Brasil nesse evento emocionante.
Isso está acontecendo por causa do projeto especial chamado "Yacy Por Elas", criado pelo Instituto Por Elas. Esse instituto trabalha para garantir os direitos de mulheres e meninas, e também para promover a igualdade entre homens e mulheres em Minas Gerais e na Bahia. Agora, eles estão levando as vozes e a cultura das mulheres indígenas para um lugar internacional.
Com a ajuda do Consulado Geral do Brasil em Nova York, essa viagem está mostrando como a cultura do Brasil pode ser vista em outros lugares. O evento vai acontecer entre 13 e 26 de setembro e vai ter artistas indígenas de vários estados do Brasil, como Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Acre e Mato Grosso. Eles vão ter a chance de mostrar suas criações e tradições em atividades culturais na cidade grande dos Estados Unidos.
A escolha da Mukani Shanenawa para representar o Acre foi feita por um grupo de mulheres que trabalham para fazer as coisas acontecerem. A Lidianne Cabral, que lidera o Coletivo Elas Fazem Acontecer, ajudou a conectar o Instituto Por Elas com Mukani. A Mirna Rosário, que é produtora cultural e luta pelos direitos dos indígenas, também foi importante para essa escolha.
"É muito legal ver como as mulheres podem se apoiar e fazer coisas grandes juntas. Estamos muito felizes por ter uma mulher indígena do Acre representando a gente em um evento internacional", disse a Lidianne. (com informações do Gazeta do Acre)