Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/09/2023 as 2:00pm

Prefeito de Chicago enfrenta resistência de líderes locais por plano de abrigar imigrantes em tendas: “Ajude sua própria gente primeiro”

O vereador David Moore, do 17º distrito, pediu que Chicago ajude sua própria comunidade primeiro.


O prefeito de Chicago, Brandon Johnson, em foto divulgada na rede X

O prefeito democrata de Chicago, Brandon Johnson, está enfrentando oposição de líderes locais após pedir que "todos os 50 membros do conselho municipal" encontrem espaço em seus distritos para ajudar a abrigar "mais de 200 migrantes" em tendas, de acordo com um novo relatório.

Mas alguns vereadores estão contestando os planos de Johnson.

"Eu procurei em meu distrito. Simplesmente não tenho espaço disponível. Tenho um dos distritos mais densos da cidade", disse o vereador Brian Hopkins, segundo a ABC7 Chicago.

O vereador David Moore, do 17º distrito, pediu que Chicago ajude sua própria comunidade primeiro.

"Eu acredito em ajudar sua própria gente primeiro, ajudar a si mesmo primeiro, ajudar sua comunidade primeiro. Depois, estenda a mão e ajude os outros", disse Moore.

Mas alguns vereadores também expressaram apoio ao plano de Johnson de abrigar migrantes.

"Acho que o que deve ser esclarecido é que, devido à escala que estamos observando, todos precisam compartilhar da responsabilidade", disse o presidente do Comitê de Direitos de Imigrantes e Refugiados, vereador Andre Vasquez.

Vasquez argumentou que o plano das tendas de Johnson beneficiaria toda a cidade.

"Se você puder fazer esse argumento, então poderá dizer que isso não é apenas para uma população. É algo que ajuda toda a cidade", disse Vasquez.

Johnson anunciou que deseja relocar os quase 1.600 migrantes em busca de asilo da cidade, atualmente abrigados em delegacias de polícia, para acampamentos de inverno com grandes tendas antes que o clima frio chegue.

Cada uma das enormes tendas poderá abrigar até 1.000 migrantes, afirmou o prefeito, e sob seu plano os acampamentos fornecerão refeições, bem como programas recreativos e educacionais. Atualmente, 16 abrigos na cidade abrigam 13.500 migrantes, e mais chegam todos os dias.

O Chicago Sun-Times relatou que o custo para abrigar os 13.500 migrantes custa à cidade cerca de US$ 30 milhões por mês.

Johnson e sua administração estão trabalhando com o estado de Illinois e o Condado de Cook para estabelecer mais abrigos e aliviar parte da pressão sobre Chicago, disse o prefeito.

"Essas famílias estão vindo para a cidade de Chicago", disse Johnson. "Se não criarmos uma infraestrutura onde possamos apoiar e, francamente, conter essas pessoas que sofreram muito dano, pessoas desesperadas... esse tipo de desespero levará ao caos."

O escritório de Johnson não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Top News