Publicado em 19/09/2023 as 1:00pm
Morre Brereton Jones, ex-governador do Kentucky
Da redação O ex-governador do Kentucky, Brereton C. Jones, que fez a transição do Partido...
Da redação
O ex-governador do Kentucky, Brereton C. Jones, que fez a transição do Partido Republicano para o Partido Democrata e liderou iniciativas para aprimorar os serviços de saúde e fortalecer as leis éticas durante seu único mandato há três décadas, faleceu, conforme anunciado pelo atual governador, Andy Beshear.
Jones era um nome destacado no mundo da criação de cavalos e sua jornada na política teve início em sua terra natal, Virgínia Ocidental, onde foi eleito para a Câmara dos Delegados como republicano. Posteriormente, ele se mudou para Kentucky, trocando de filiação partidária, primeiro conquistando o cargo de vice-governador antes de ascender à posição mais elevada do estado.
Durante seu mandato, enfrentou dois sérios acidentes: uma queda de helicóptero e uma queda de cavalo, ambos resultando em graves lesões nas costas.
Andy Beshear prestou homenagem a Jones, afirmando: "O Governador Jones era um líder dedicado e um proeminente criador de cavalos puro-sangue, que trabalhou incansavelmente para fortalecer Kentucky em prol de nossas famílias". A família pediu privacidade neste momento, com a promessa de compartilhar mais detalhes posteriormente.
A gestão de Jones ficou marcada por sua bem-intencionada, mas malsucedida tentativa de implementar um sistema de seguro de saúde universal. Ele vislumbrou uma cobertura acessível e disponível para todos os residentes do estado, independentemente de seu histórico de saúde. No entanto, o resultado foi que diversas seguradoras assumiram o Kentucky e os custos das apólices individuais dispararam.
Durante seu tempo como a máxima autoridade eleita do estado, os governadores de Kentucky não podiam buscar a reeleição após um único mandato. Jones liderou os esforços para emendar a Constituição do estado, permitindo que autoridades eleitas em todo o estado concorressem a um segundo mandato. Quando a emenda foi aprovada, ela excluiu os titulares de cargos atuais, incluindo ele próprio.
Refletindo sobre seu mandato pouco antes de deixar o cargo em 1995, Jones compartilhou suas impressões, dizendo: "Eu odiei o primeiro ano. No segundo ano, eu tolerei. No terceiro ano, gostei e, no quarto ano, bem, adorei. Tudo passa tão rápido."
Após deixar o governo, Jones retornou à vida privada, dedicando-se à Airdrie Stud, uma fazenda de criação de cavalos localizada no coração de Kentucky.