Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/11/2023 as 9:00am

Projeto de lei que cria uma semana de trabalho de 4 dias em Massachusetts tem audiência marcada

Da redação A iniciativa de implementar uma semana de trabalho de quatro dias em Massachusetts...

Da redação

A iniciativa de implementar uma semana de trabalho de quatro dias em Massachusetts está programada para ser discutida em Beacon Hill. Um projeto de lei apresentado perante o Comitê de Desenvolvimento do Trabalho e da Força de Trabalho na manhã de terça-feira, dia 14, propõe conceder um crédito fiscal a empresas no estado que participem de um programa piloto para explorar os possíveis benefícios de uma semana de trabalho mais curta.

"Uma pesquisa indica que os modelos de semana de trabalho de quatro dias têm o potencial de reduzir o esgotamento e aumentar o desempenho entre os trabalhadores sem afetar a produtividade do empregador", disse o patrocinador do projeto, o deputado Josh Cutler, em comunicado. "Não houve uma redução significativa nas horas de trabalho desde que a semana de 40 horas se tornou o padrão há 84 anos".

 

Como o programa de semana de trabalho de quatro dias seria implementado?

O programa piloto de dois anos seria chamado de "Massachusetts Smart Work Week Pilot". De acordo com o projeto de lei, uma semana de trabalho de quatro dias significa que "os funcionários recebem uma redução significativa nas horas efetivas de trabalho sem qualquer redução no salário total".

Os funcionários de empresas participantes teriam a opção de não participar do programa. No final do piloto, haveria um relatório sobre o impacto econômico de uma semana de trabalho de quatro dias, bem como como ela afeta a qualidade de vida dos funcionários.

 

As semanas de trabalho de quatro dias são eficazes?

A professora de sociologia da Boston College, Juliet Schor, testemunhará na audiência. Recentemente, ela colaborou em um teste de seis meses envolvendo dezenas de empresas no Reino Unido. Em vez de semanas de 40 horas, milhares de funcionários trabalharam 32 horas. O teste mostrou que as semanas de trabalho de quatro dias são um sucesso avassalador.

“Todas as 61 empresas afirmaram que não voltariam a trabalhar cinco dias por semana”, disse Schor. "os funcionários têm menos estresse, menos esgotamento, melhor saúde física, relatam melhor saúde mental, mais emoções positivas", acrescentou.

Aproximadamente 15% dos trabalhadores que participaram do estudo disseram que "nenhuma quantia de dinheiro" os convenceria a trabalhar cinco dias por semana novamente. Um terço das empresas relatou uma leve melhoria na produtividade e 15% disseram que houve uma melhoria significativa.

Top News