Publicado em 2/12/2023 as 9:00am
Brasil e Estados Unidos renovam parceria estratégica na área de segurança pública
Da redação Nesta sexta-feira (1º/12), o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e...
Da redação
Nesta sexta-feira (1º/12), o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e a cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Carrie Muntean, reafirmaram o compromisso de cooperação entre os dois países ao renovarem as diretrizes do protocolo de atuação conjunta na área de segurança pública. O ato solene, que ocorreu na sede da representação norte-americana na capital gaúcha, reforça a parceria para o combate a ameaças comuns e a promoção da segurança da população.
O protocolo, cuja vigência foi estendida para mais um ano, destaca a importância do compartilhamento de informações e cooperação entre as autoridades para enfrentar desafios na área de segurança. Durante a renovação, o secretário Caron ressaltou a sólida parceria entre o Estado e o governo norte-americano, destacando o comprometimento mútuo em fortalecer as ações conjuntas com o Consulado em Porto Alegre.
"O Estado é parceiro do governo norte-americano e reforça ainda mais essa importante parceria, estreitando as ações com o Consulado em Porto Alegre sempre visando à segurança da população", afirmou Caron, destacando a relevância do acordo para a troca de informações e estratégias eficazes.
A cônsul-geral dos Estados Unidos, Carrie Muntean, enfatizou que a renovação do protocolo não apenas reforça a colaboração entre as autoridades, mas também proporciona um ambiente propício para iniciativas de capacitação e treinamento. Além disso, a renovação visa fortalecer os canais de comunicação para contatos de segurança, demonstrando o compromisso dos Estados Unidos em auxiliar o Brasil e a região no enfrentamento às crescentes ameaças.
"A renovação que assinamos garante também que tenhamos o ambiente adequado para mais iniciativas de capacitação e treinamento e que os canais para contatos de segurança sejam fortalecidos. O objetivo do governo dos Estados Unidos é de auxiliar o Brasil e a região no combate a crescentes ameaças”, finalizou Carrie Muntean, sublinhando a importância da colaboração internacional para a segurança global. (Com informações da Ascom SSP)