Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/12/2023 as 10:00am

Nadador medalhista olímpico condenado por envolvimento no ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro

Da redação Klete Keller, nadador medalhista de ouro olímpico, foi condenado a seis meses de...

Da redação

Klete Keller, nadador medalhista de ouro olímpico, foi condenado a seis meses de prisão domiciliar e três anos de liberdade condicional por sua participação no ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Keller se declarou culpado em setembro de 2021 de uma acusação de crime grave por invadir o Capitólio dos Estados Unidos e enfrentou uma pena de 21 a 27 meses de prisão.

Nos registros judiciais, Keller reconheceu que tentou obstruir a certificação da vitória do Presidente Biden no Colégio Eleitoral, resistiu aos policiais que tentaram removê-lo da Rotunda do Capitólio e proferiu comentários profanos sobre a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, enquanto estava próximo a policiais equipados com equipamento antidistúrbios.

Ele também admitiu ter se desfeito da jaqueta distintiva da equipe olímpica dos EUA que usava durante o ataque e destruído seu telefone e cartão de memória contendo fotos e vídeos que ele havia tirado dentro do Capitólio.

Os investigadores afirmaram que o identificaram com base em capturas de tela de um vídeo viral, sua carteira de motorista e devido à jaqueta e sua altura de 6 pés e 6 polegadas.

Ele resistiu aos esforços para retirá-lo do Capitólio, afastando um cotovelo e se livrando de um policial, segundo os promotores.

"Não tenho desculpas para estar diante de vocês hoje", disse ele em tribunal. "Compreendo que minhas ações foram criminosas e que sou totalmente responsável pelo meu comportamento."

Keller se entregou às autoridades cerca de uma semana após retornar para casa no Colorado.

Ele competiu nas Olimpíadas de 2000, 2004 e 2008, conquistando duas medalhas de ouro e uma de prata no revezamento 4x200 metros livre, além de duas medalhas de bronze individuais nos 400 metros livre. Keller nadou ao lado de Michael Phelps e Ryan Lochte nas Olimpíadas de 2004 em Atenas.

Sua irmã também foi nadadora olímpica.

Pelo menos cinco pessoas morreram durante o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro, incluindo um policial do Capitólio.

Top News