Publicado em 17/12/2023 as 2:00pm
Rancheiros na fronteira no Arizona temem que cartéis sobrecarreguem intencionalmente a Patrulha de Fronteira
Da redação Um pecuarista do Arizona, da quinta geração, teme que os cartéis inundem...
Da redação
Um pecuarista do Arizona, da quinta geração, teme que os cartéis inundem algumas áreas com imigrantes para atrair agentes da Patrulha de Fronteira para longe de outras, criando uma abertura para contrabandear terroristas e drogas.
A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA foi obrigada a desviar recursos para lidar com o aumento vertiginoso de travessias ilegais de migrantes, levando ao fechamento do ponto de entrada de Lukeville, Arizona, em 4 de dezembro. Contudo, repórteres da Fox News testemunharam centenas de migrantes do sexo masculino acampados ao longo do muro fronteiriço e, em 5 de dezembro, viram muitos deles atravessando por brechas.
"Acredito que é uma tática divergente que os cartéis têm", disse Jim Chilton, proprietário da Chilton Ranch ao longo da fronteira sul. "O cartel direciona [migrantes] para onde deveriam ir, e uma das razões para o cartel mudar de local é fazer com que a Patrulha de Fronteira tenha que ir a esses locais e processar pessoas."
Mais de 12.000 migrantes inundaram a fronteira em 4 de dezembro, quebrando o recorde diário anterior, de acordo com a CBP. A grande maioria foi pega atravessando ilegalmente entre os pontos de entrada, disseram fontes da CBP à Fox News.
O Setor de Tucson, no Arizona, que inclui Lukeville, em particular, enfrentou uma enorme onda, com 18.900 detenções de migrantes na primeira semana de dezembro — outro recorde, segundo John Modlin, chefe da Patrulha de Fronteira de Tucson. Em comparação, são cerca de 2.000 encontros a mais do que todo dezembro de 2021 para esse setor, de acordo com dados da CBP.
"É um método de controlar para onde todos vão. É um método para abrir outras rotas para a passagem de caras muito ruins, traficantes de drogas", disse Chilton. "O cartel está transportando drogas e pessoas más por outras áreas."
"É um problema muito sério", continuou ele. "Quantos terroristas estão passando? Quantas libras de drogas estão passando nessas áreas enquanto a Patrulha de Fronteira está desviada?"
No ano fiscal de 2023, 169 pessoas na lista de observação de terror do FBI foram encontradas entre os pontos de entrada na fronteira sul, de acordo com dados da CBP. Esse total não apenas superou o recorde do ano anterior, com 98 encontros, mas também os últimos seis anos fiscais combinados.
"Estou realmente preocupado com a questão do terrorismo", disse Chilton. "Tenho previsto que isso é um problema de segurança nacional."
Chilton mencionou como terroristas do Hamas invadiram rapidamente Israel e massacraram mais de 1.000 civis no emboscada de 7 de outubro. Ele também citou como apenas 19 terroristas sequestradores mataram quase 3.000 pessoas e feriram milhares nos ataques terroristas de 11 de setembro.
"O que os terroristas fariam se tivéssemos várias centenas, vários milhares, neste país?" questionou Chilton.
Enquanto isso, as apreensões de drogas diminuíram entre 2022 e 2023, mas o fentanil continua a entrar no país, de acordo com a CBP. Quase 27.000 libras de fentanil foram apreendidas ao longo da fronteira sul no ano fiscal de 2023 — um aumento de 89% em relação ao ano anterior.
Os cartéis estão enviando "drogas para envenenar nosso povo e números massivos de pessoas para fazer com que a Patrulha de Fronteira dedique seus recursos ao processamento de pessoas", disse Chilton. "O cartel está enriquecendo muito, transportando pessoas e drogas para o nosso país."