Publicado em 2/01/2024 as 8:00am
Estudante chinês é encontrado vivo em bosque de Utah após 'Cibersequestro'
Jovem de 17 anos é resgatado pela polícia após golpe de cibersequestro que envolveu extorsão de US$ 80.000
Da redação
No último domingo, a polícia de Riverdale, Utah, anunciou o resgate bem-sucedido do estudante chinês Kai Zhuang, de 17 anos, que havia sido vítima de um elaborado golpe de "cibersequestro". O adolescente, aluno de intercâmbio nos Estados Unidos, foi encontrado em um bosque a cerca de 40 km ao norte de Riverdale, em uma barraca de camping, "com frio e assustado", de acordo com as autoridades.
O episódio teve início na quinta-feira, quando a família de Kai, na China, relatou às autoridades da escola de ensino médio em Riverdale que o jovem estava desaparecido e que suspeitavam de um sequestro virtual. Os criminosos, seguindo o padrão típico de cibersequestros, haviam exigido um resgate de US$ 80.000, ameaçando prejudicar a família caso não fosse pago.
O modus operandi desses golpes envolve a manipulação da vítima para que se isole e forneça imagens de si mesma simulando um cativeiro. Essas fotos são, então, utilizadas para extorquir dinheiro de seus familiares. Infelizmente, os familiares de Kai depositaram a quantia exigida nas contas bancárias indicadas pelos criminosos.
As autoridades locais, após intensa investigação, conseguiram rastrear Kai até uma área isolada próxima a Brigham City. "Devido ao frio que faz em Utah nesta época do ano, nos preocupava ainda mais a segurança da vítima, pois poderia morrer congelada durante a noite", afirmou o Departamento de Polícia de Riverdale em um comunicado.
O adolescente estava alojado em uma barraca de camping desprovida de fontes de calor, tendo apenas uma manta térmica, um saco de dormir, poucos suprimentos alimentares e vários telefones que foram supostamente usados para conduzir o cibersequestro.
A polícia alerta para a crescente incidência desses golpes, especialmente direcionados a estudantes estrangeiros de intercâmbio, com enfoque particular nos chineses. É crucial que a comunidade esteja ciente dessas ameaças virtuais e tome medidas preventivas para evitar cair em armadilhas semelhantes.