Publicado em 9/01/2024 as 10:00am
Agência vai analisar plano de banir venda veículos a gasolina na Califórnia
Da redação A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) está prestes a...
Da redação
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) está prestes a analisar o audacioso plano do estado da Califórnia, que visa tornar todos os novos veículos vendidos na região elétricos ou híbridos plug-in até 2035. As informações foram divulgadas pela Automotive News.
Em uma decisão marcante em agosto de 2022, o Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia (CARB) aprovou o plano que proíbe a venda de veículos a gasolina até 2035. Esta iniciativa representa um passo significativo em direção à redução das emissões poluentes e ao fomento da adoção de tecnologias mais sustentáveis.
O CARB, em maio do ano passado, solicitou à EPA uma isenção específica da Lei do Ar Limpo, buscando a aprovação necessária para avançar com seu plano ambicioso. A EPA está programando uma audiência pública para o próximo dia 10 de janeiro e abrirá um período de consulta pública que se estenderá até 27 de fevereiro.
A proposta da EPA, divulgada em abril, delineia metas robustas para reduzir drasticamente as emissões dos veículos até 2032. De acordo com a proposta, as montadoras deverão produzir 60% de veículos elétricos até 2030 e aumentar para 67% até 2032, visando atender aos rigorosos requisitos ambientais. No entanto, enfrentando resistência por parte das montadoras, que solicitaram ajustes à proposta, a regulamentação final está prevista para ser concluída nos próximos meses.
Vale ressaltar que o governo do presidente Joe Biden, embora tenha expressado compromisso com a transição para veículos mais limpos, recusou-se repetidamente a endossar a definição de uma data específica para a eliminação gradual da venda de veículos a gasolina. O embate entre as autoridades estaduais e federais em torno dessa iniciativa destaca os desafios e debates em torno das políticas ambientais e da transição para uma mobilidade mais sustentável nos Estados Unidos.