Publicado em 7/04/2024 as 2:00pm
Escolas da Califórnia lutam para recrutar e reter professores negros
Da redação Recrutar e manter professores negros tornou-se uma urgência nos últimos anos, à...
Da redação
Recrutar e manter professores negros tornou-se uma urgência nos últimos anos, à medida que os legisladores da Califórnia tentam amenizar a escassez de professores no estado. O estado e os distritos escolares individuais lançaram iniciativas para recrutar professores de cor, mas educadores e defensores afirmam que mais precisa ser feito.
Contratar um grupo diversificado de professores beneficia todos os alunos, mas o impacto é especialmente significativo para os alunos de cor, que então obtêm pontuações mais altas em testes e têm mais probabilidade de se formarem na faculdade, de acordo com o Instituto de Políticas de Aprendizagem. Um relatório recentemente divulgado também constatou que meninos negros têm menos probabilidade de serem identificados para educação especial quando têm um professor negro.
Nos últimos cinco anos, os legisladores estaduais tornaram mais fácil e acessível obter uma credencial e ofereceram incentivos para que os funcionários da escola se tornassem professores - todas as medidas destinadas a amenizar a escassez de professores e ajudar a diversificar a força de trabalho educacional.
Apesar dos esforços do estado e dos distritos escolares, o número de professores negros não parece estar aumentando. Os professores negros dizem que, para mantê-los na sala de aula, a preparação dos professores deve ser mais acessível, os salários e benefícios aumentados, e mais deve ser feito para garantir que sejam tratados com respeito, apoiados e tenham oportunidades de liderança.
"Os educadores negros especificamente disseram que sentiam que estavam sendo empurrados para fora do estado da Califórnia", disse Jalisa Evans, diretora executiva-chefe da Rede de Defensores Educacionais Negros, sobre uma pesquisa recente com professores negros. "Quando olhamos para o futuro dos educadores negros para o estado, pode ir de qualquer maneira, porque o que os educadores negros estão sentindo agora é que não são bem-vindos."
O Superintendente de Instrução Pública do Estado, Tony Thurmond, chamou a diversificação da força de trabalho docente de uma prioridade e estabeleceu o Grupo Consultivo de Diversidade Educacional do Departamento de Educação da Califórnia em 2021.
O grupo consultivo fez várias recomendações, incluindo o início de uma campanha de relações públicas e a oferta de financiamento sustentado para recrutar e reter professores de cor, além de fornecer orientação e responsabilidade aos distritos escolares sobre o assunto. O grupo também quer que universidades, grupos comunitários e distritos escolares estabeleçam parcerias para construir caminhos para professores de cor.
Desde então, a Califórnia criou um conjunto de anúncios de serviço público e um vídeo para ajudar a recrutar professores e investiu $10 milhões para ajudar pessoas de cor a se tornarem administradores escolares, disse Travis Bristol, presidente do grupo consultivo e professor associado de educação na UC Berkeley. Funcionários dos escritórios de educação do condado também têm se reunido para compartilhar ideias sobre como podem apoiar os esforços dos distritos para recrutar e reter professores de cor, disse ele.