Publicado em 7/04/2024 as 9:30pm
Terremoto foi sentido em New York, New Jersey, Pensilvânia, Maryland e Washington
Da redação Um terremoto de magnitude 4.8 sacudiu vários estados americanos, incluindo Nova...
Da redação
Um terremoto de magnitude 4.8 sacudiu vários estados americanos, incluindo Nova York e Nova Jersey, na manhã desta sexta-feira (5), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O tremor foi registrado a cerca de cinco quilômetros de profundidade, conforme informou o órgão norte-americano. Inicialmente, o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC) mediu o terremoto com magnitude 5.5 na escala Richter.
O impacto do abalo sísmico também foi sentido nos estados vizinhos da Filadélfia e Maryland, assim como na capital federal, Washington D.C., segundo relatos da imprensa americana. O epicentro dos tremores foi localizado na região próxima ao distrito de Lebanon, em Nova Jersey, a cerca de 64 quilômetros da cidade de Nova York.
Charita Walcott, de 38 anos, residente do bairro do Bronx, em Nova York, descreveu o terremoto à Reuters como "um estrondo violento que durou cerca de 30 segundos ou mais".
O Departamento de Polícia de Nova York afirmou que não houve relatos de danos ou feridos até o momento. A polícia está avaliando os impactos e informando o prefeito sobre os desdobramentos do terremoto. O sistema de emergências de Nova York orienta que as pessoas se comuniquem por mensagem para informar que estão bem, e ressalta que, em caso de perigo, devem ligar para o 911. Para relatar problemas não emergenciais, a orientação é ligar para o número 311.
O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, pediu que as pessoas evitem ligar para o 911, a menos que tenham uma emergência real, e informou que o epicentro ficou próximo a Readington, no condado de Hunterdon.
O presidente Joe Biden foi informado sobre o terremoto e está acompanhando a situação, de acordo com a secretária de imprensa do presidente, Karine Jean-Pierre. A Casa Branca está em contato com autoridades federais, estaduais e locais conforme são atualizadas sobre a situação.
O tremor também foi sentido durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, interrompendo brevemente o discurso de uma representante da ONG Save the Children, que estava discutindo tensões no Oriente Médio e a questão palestina.