Publicado em 7/04/2024 as 10:00am
Turnê M.O.M.S. 2024 visa melhorar a saúde materna em Boston (MA)
Da redação O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS, sigla em...
Da redação
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS, sigla em inglês) está trazendo sua Turnê M.O.M.S. 2024 (Maternal Outcomes Matter Showers) para Boston, Massachusetts, durante a Semana da Saúde Materna Negra. Esta iniciativa nacional visa melhorar os resultados de saúde materna, especialmente entre as comunidades afro-americanas e índias americanas/nativas do Alasca, em áreas com altas taxas de mortalidade e morbidade maternas.
Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em 2021, 1.205 mulheres nos Estados Unidos morreram por causas relacionadas à maternidade. Mulheres negras têm três vezes mais chances de morrer por causas relacionadas à gravidez do que mulheres brancas, enquanto mulheres índias americanas/nativas do Alasca têm o dobro dessa probabilidade. No entanto, mais de 80% dessas mortes foram consideradas evitáveis. Reconhecer sinais precoces, obter diagnósticos precisos e oportunos, e ter acesso a cuidados de qualidade podem salvar vidas.
A turnê M.O.M.S. surge em um contexto em que pesquisas revelam um aumento nas mortes por overdose entre mulheres grávidas e no pós-parto desde o início de 2018 até o final de 2021. Entre mulheres com idades entre 35 e 44 anos, a mortalidade por overdose triplicou durante esse período. Outros dados mostram que, entre 2017 e 2019, das 1.018 mortes relacionadas à gravidez, uma causa subjacente foi identificada em 987 delas, sendo as condições de saúde mental responsáveis pela maior porcentagem (22,7%) entre as seis causas subjacentes mais frequentes de morte relacionada à gravidez.
A Turnê M.O.M.S. direciona-se a cidades com altas taxas de mortalidade e morbidade maternas, especialmente entre as populações negra e indígena americana/nativa do Alasca. Ela reúne profissionais de saúde mental, parteiras, médicos e membros da comunidade para fornecer recursos e apoio a mulheres grávidas e no pós-parto e para promover discussões significativas sobre disparidades na saúde materna. Além de recursos para bebês, as famílias terão acesso a serviços de saúde essenciais, como cobertura de saúde, serviços de saúde mental, vacinações, apoio ao uso de substâncias, serviços locais oferecidos por parteiras e doulas, triagens de saúde, kits para depressão pós-parto, alimentos nutritivos e muito mais.
A iniciativa conta com o apoio de organizações nacionais, incluindo a Fundação da Associação Psiquiátrica Americana, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Iniciativas Urbanas COGIC e Visão Mundial.
SERVIÇOS
Data: Sábado, 13 de abril de 2024
Turnê M.O.M.S. do HHS em Boston, MA
Horário: 14h - 16h, horário do leste dos EUA
Local: YMCA de Roxbury, 285 MLK Jr. Boulevard, Roxbury, MA 02119
Participantes Confirmados:
Rev. Dr. Que English, Diretora, Centro de Parcerias Baseadas na Fé e na Comunidade
Everett L. Handford, Diretor Regional, HHS/IEA, Região 1
Taylor Bryan Turner, Oficial Executivo, HHS/IEA, Região 1
Deborah Frazier, Presidente, Início Saudável Nacional
Becky Cruz-Crosson, Diretora de Divisão, Divisão de Sistemas Iniciais Saudáveis da Comissão de Saúde Pública de Boston
Chris Davis, CEO, Lion Heart
Michelle D'Auria, Diretora Regional, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos
Kimberly Freese, Diretora Regional Interina, Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias, Região 1
Jeffrey Beard, Administrador Regional, Administração de Recursos e Serviços de Saúde, Região 1
Elaine Zimmerman, Administradora Regional, Administração para Crianças e Famílias, Região 1
Kathleen Otte, Administradora Regional de Boston, Centros de Serviços de Medicare e Medicaid
LaToyia Dennis, CEO, A Chance 2 Learn
Alexia Doumbouya, CEO, Cocolife.black
Visão Mundial
Fundação da Associação Psiquiátrica Americana
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Iniciativas Urbanas COGIC
Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias