Publicado em 14/04/2024 as 9:00am
Adolescente de Lakeville representará jovens de Massachusetts no Conselho da Governadora
Da redação Sofie De Coste, moradora de Lakeville e estudante do último ano na Escola...
Da redação
Sofie De Coste, moradora de Lakeville e estudante do último ano na Escola Secundária Carver, é uma das 60 jovens de todo o estado de Massachusetts escolhidas para aconselhar a Governadora Maura Healey sobre questões-chave como engajamento cívico, mudanças climáticas e educação.
De Coste, que se mudou para Lakeville em 2016, disse: "Estou verdadeiramente grata pelas oportunidades que a governadora abriu para membros do conselho como eu." Em relação ao trabalho com seus colegas do conselho, ela acrescentou: "Sinto confiança de que, como conselho, seremos capazes de usar nossas experiências para aconselhar a governadora a tomar as medidas que são do melhor interesse para nossos pares."
De Coste agora é membro do Conselho Consultivo Juvenil, que foi estabelecido para aconselhar a Governadora Maura Healey, a Vice-Governadora Kim Driscoll e toda a administração Healey sobre questões críticas que impactam Massachusetts, como moradia, saúde mental e violência juvenil.
O Conselho é composto por 60 jovens, com idades entre 16 e 21 anos, e possui "diversidade geográfica, racial e de gênero", declarou a administração. Os membros falam um total de 14 idiomas diferentes e representam a comunidade LGBTQ+.
Os eleitos servirão a um mandato de dois anos.
"Todos os dias, nossa administração toma decisões políticas que têm um impacto significativo na vida dos jovens por gerações. Agora, através deste conselho consultivo, eles terão uma voz direta em seus futuros", disse a Governadora Healey.
Os membros do conselho foram empossados pela Governadora em 25 de março.
Como membro do conselho, De Coste gostaria de focar na educação. Ela disse: "Acredito na expansão do ensino superior acessível" e "em apoiar os estudantes de baixa renda o máximo que pudermos". Sua filosofia é oferecer suporte aos jovens da maneira que precisam e "deixá-los seguir em frente", disse ela.
De Coste decidiu se inscrever no programa após sua experiência no programa American Legion Auxiliary (ALA) Girls Nation, cujo objetivo é dar aos estudantes que estão entrando no último ano do ensino médio uma visão de como o governo federal funciona.
Antes disso, ela também participou do programa American Legion Auxiliary Girls State, onde obteve compreensão de como funcionam os governos estaduais e locais. De Coste foi uma das duas estudantes do programa ALA Girls State escolhidas para servir no programa ALA Girls Nation.
Devido a essas experiências, ela disse: "Eu sabia que poderia trazer uma perspectiva única e diversificada para o conselho."
O ativismo político tem sido importante para ela há muito tempo, disse ela, em grande parte porque ela e sua família foram alvo de discriminação racial.
"Em vez de adotar uma atitude ressentida em relação a isso, eu queria adotar uma mentalidade proativa", revelou.
De Coste já foi aceita na Bridgewater State University e planeja se formar em ciência política com concentração em estudos jurídicos.
No conselho, ela também gostaria de abordar questões raciais e culturais em Massachusetts.
"É um equívoco comum pensar que as questões raciais não são tão prevalentes quanto costumavam ser. No entanto, tendo frequentado múltiplos sistemas escolares diferentes, posso afirmar definitivamente que é relevante. Quero trazer isso à atenção da governadora para ver que soluções podemos fazer para mitigar questões raciais e culturais."
De Coste descreveu sua posse pelo governador como "uma experiência emocionante", bem como sentimental. "Meu pai é veterano militar e, antes de ser empossada, ele me contou como foi empossado pelo governador em seus dias", revelou. "Ele estava naquelas escadas, então eu estava seguindo os passos do meu pai, o que foi um momento muito orgulhoso para mim e minha família."
O que mais a anima, observou, é a oportunidade de ouvir as perspectivas dos outros membros do conselho. "Estou animada para ver como podemos levar todas essas perspectivas e melhorar no estado e adotar essa mentalidade colaborativa."