Publicado em 27/04/2024 as 5:31pm
Cientistas alegam possível método de viagem no tempo com Buraco de Minhoca em Anel
Da redação Um novo estudo alega ter calculado um método potencial de viagem no tempo,...
Da redação
Um novo estudo alega ter calculado um método potencial de viagem no tempo, envolvendo um objeto altamente teórico chamado "buraco de minhoca em anel". Este tipo de buraco de minhoca conecta duas regiões do espaço, assemelhando-se a um portal. Embora anteriormente os buracos de minhoca em anel fossem teorizados como portais para outros universos, pesquisadores agora propõem que eles também poderiam funcionar como máquinas do tempo.
Imaginem voltar no tempo e mudar uma coisa. Por mais intrigante que essa possibilidade possa parecer, ainda não dominamos a habilidade de viajar no tempo... pelo menos não ainda. No entanto, isso não impediu os cientistas de explorarem maneiras de, quem sabe um dia, saltarmos desordenadamente pela corrente temporal. Recentemente, uma equipe de físicos teóricos publicou um estudo sobre quais leis da física poderiam ser esticadas apenas o suficiente para tornar isso possível.
A chave para essa ideia reside nos buracos de minhoca—especificamente, no buraco de minhoca em anel. Esses buracos de minhoca já são inteiramente teóricos, o que torna essa discussão ainda mais surreal. E os buracos de minhoca em anel são ainda mais estranhos do que os buracos de minhoca "normais".
Os buracos de minhoca convencionais, como os concebemos, são basicamente aberturas no tecido do espaço-tempo formadas pelo poder gravitacional de buracos negros. A intensidade gravitacional no centro desses objetos é tão extrema que os cientistas frequentemente teorizaram sobre sua capacidade de funcionar como túneis para outros universos ou tempos.
Por outro lado, os buracos de minhoca em anel não dependem de buracos negros. Eles são formados por círculos de massa com energia negativa, um conceito possível apenas graças aos estranhos efeitos do reino quântico. Essa estrutura de energia negativa poderia criar um portal para outro universo sem a necessidade de atravessar um túnel de buraco negro.
"Você poderia atravessar o portal e nem perceber que entrou em outro universo," afirmou Andrei Zelnikov, um dos autores do estudo, à New Scientist.
O estudo, publicado na revista Physical Review D pela equipe de Zelnikov, apresenta cálculos que sugerem que um buraco de minhoca em anel não só poderia funcionar como um teleportador entre universos, mas também como uma máquina do tempo.
De acordo com esses cálculos complexos, os buracos de minhoca em anel poderiam gerar algo chamado "curva temporal fechada" se uma "boca" do buraco estivesse próxima a uma grande quantidade de massa e a outra "boca" estivesse longe de qualquer massa significativa. Se as condições ao redor dessas "bocas" fossem adequadas, as curvas temporais fechadas resultantes poderiam transformar um portal em uma máquina do tempo.
"A máquina do tempo é uma consequência natural da existência do buraco de minhoca," explicou Toby Wiseman, professor de física teórica no Imperial College London, à New Scientist. "Além da matéria exótica que compõe o buraco de minhoca, não estamos postulando nada muito absurdo aqui; a consequência é ainda mais impressionante."
Cabe a você decidir se a proposição de um método de viagem no tempo é "muito absurda". Mas, selvagem ou não, os cientistas continuam empenhados em compreender verdadeiramente todas as leis do tempo e do espaço—e em descobrir como podemos manipulá-las para tornar possíveis as coisas mais incríveis.