Publicado em 4/05/2024 as 5:00pm
Paulo apresentou-se aos romanos
Algum tempo atrás, tratei das diversas cartas do Novo Testamento, faltaram algumas, por isso...
Algum tempo atrás, tratei das diversas cartas do Novo Testamento, faltaram algumas, por isso retorno ao tema. A carta aos Romanos (epístola, em grego), é um texto pastoral, como todas as cartas de Paulo. Nasceu da sua paixão pela evangelização entre os pagãos. Observamos isso em Romanos 15,16: “Sou ministro de Jesus Cristo entre os pagãos, e a minha função sagrada é anunciar o Evangelho de Deus, a fim de que os pagãos se tornem oferta aceita e santificada pelo Espírito Santo”.
Paulo sente ser necessário apresentar-se aos cristãos de Roma, pois não foi ele quem fundou essa comunidade. Até hoje, não se sabe como surgiu essa comunidade. Paulo escreveu a mais longa de suas cartas pela paixão pela evangelização junto aos pagãos.
Paulo faz uma síntese do seu trabalho no Oriente Médio, na Ásia e parte da Europa (“de Jerusalém e seus arredores até a Ilíria”, Rm 15,19), constata que “agora já não tenho tanto campo de ação nessas regiões” (15,23a). Por que? Porque anuncia Cristo onde ainda não o conhecem. E Paulo planeja ir além, passando por Roma: “E porque há muitos anos tenho grande desejo de visitá-los, quando eu for para a Espanha, espero vê-los por ocasião da minha passagem” (15,23b-24).
Paulo ditou a carta ao copista Tércio, que aproveitou a oportunidade, no final, para mandar saudações aos romanos, sinal que os conhecia (16,22). A unanimidade dos estudos sobre Romanos afirma que a carta teria sido escrita em Corinto, durante os três meses que Paulo aí permaneceu (At 20,2-3), no final do ano 56 ou início de 57, quando Paulo já estava voltando de sua terceira viagem missionária.
A carta foi levada à Roma por uma mulher, Febe, diaconisa da Igreja de Cencreia. (16,1-2). A expressão “deem à ela toda a ajuda que precisar” (16,2b) faz supor que Paulo teria confiado uma missão especial a Febe.
A comunidade romana (Rm 16,1-15) é composta de pessoas sem muita importância à primeira vista, são 11 mulheres e 18 homens. É claro que a Igreja de Roma deveria ter mais pessoas, mas surpreende Paulo conhecer tantas pessoas sem nunca ter estado em Roma. Isso ajuda a esclarecer algumas questões, por exemplo:
1) Se Paulo conhece tantas pessoas da comunidade de Roma, pode muito bem conhecer inclusive as alegrias e os conflitos dessa comunidade. Isso reforça a tese de que a carta aos Romanos não é um trabalho de teologia, mas um texto pastoral.
2) Se tantas pessoas conhecidas de Paulo estão no momento em Roma, é sinal de que a evangelização naquele tempo era dinâmica, ágil, autossustentada. Os deslocamentos de uma cidade para a outra não impediam o avanço da evangelização, pelo contrário, favoreciam.
3) Se nem Paulo e nem Pedro são os fundadores da comunidade de Roma, é bem provável que tenha surgido de iniciativa “leiga”. Sabemos que, no início da evangelização, uma corrente conservadora reservava somente aos apóstolos que andaram com Jesus de Nazaré a responsabilidade de fundar comunidades. O surgimento da Igreja de Roma é outra quebra de protocolos, algo comum com o cristianismo. Fica o convite para que o leitor faça uma leitura esmiuçada desta importante epístola.
Mario Eugenio Saturno (fb.com/Mario.Eugenio.Saturno) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170