Publicado em 23/06/2024 as 1:00pm
Incêndio devasta mais de 1.400 casas no Novo México
Da redação O incêndio South Fork no Novo México já destruiu cerca de 1.400 casas, conforme...
Da redação
O incêndio South Fork no Novo México já destruiu cerca de 1.400 casas, conforme informaram as autoridades da Divisão Florestal do estado. Até a manhã de domingo, o incêndio havia se expandido para 17.551 acres, com apenas 31% de contenção.
De acordo com a Polícia Estadual do Novo México, duas pessoas morreram devido ao incêndio. Elas foram encontradas em áreas separadas na terça-feira, 18 de junho.
O Presidente Joe Biden aprovou o pedido da governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham, para uma Declaração de Grande Desastre em caráter de urgência, conforme informou um funcionário da Casa Branca. Essa medida permitirá maior apoio federal, incluindo assistência da FEMA para as comunidades afetadas.
Lujan Grisham solicitou a ajuda federal na quarta-feira, 19 de junho, e a aprovação foi concedida na quinta-feira.
O incêndio Salt Fire, nas proximidades, queimou mais de 7.000 acres até a manhã de domingo, com apenas 7% de contenção.
Os dois incêndios juntos queimaram um total de 25.326 acres, conforme relatado pela Equipe de Gestão de Incidentes da Área Sudoeste.
A governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham, decidiu declarar Estado de Emergência para os incêndios South Fork e Salt Fire. A ordem executiva entrou em vigor na manhã de terça-feira, 18 de junho.