Publicado em 22/07/2024 as 9:00pm
Conheça Kamala Harris, a vice-presidente dos EUA apoiada por Joe Biden na disputa contra Trump
Fonte: Da redação
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, recebeu o apoio do presidente Joe Biden — que anunciou neste domingo (21/7) sua desistência de buscar a reeleição — para substituí-lo na disputa contra Donald Trump. Em uma postagem nas redes sociais, Biden expressou seu "apoio total e endosso para que Kamala seja a candidata de nosso partido este ano" e acrescentou: "Democratas — é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso."
Harris respondeu dizendo que fará "tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata – e unir nossa nação – para derrotar Donald Trump e sua agenda extrema". Ela declarou: "Temos 107 dias até o dia da eleição. Juntos, lutaremos. E juntos, venceremos", destacando a decisão de Biden como um "ato altruísta e patriótico" e afirmando estar "honrada" com o apoio do presidente.
A decisão de Biden modifica a dinâmica da corrida pela Casa Branca. Apesar de seu apoio a Kamala Harris, ela ainda precisará ser oficialmente escolhida como candidata durante a convenção do Partido Democrata, que ocorrerá de 19 a 22 de agosto.
Kamala Harris, de 59 anos, filha de imigrantes (mãe indiana e pai jamaicano), foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos. Agora, ela pode ser a escolha do Partido Democrata para impedir que Trump retome a presidência, em um momento desafiador para o partido, com Trump liderando nas pesquisas.
Harris enfrenta problemas de popularidade, mesmo com a visibilidade de seu cargo. De acordo com um compilado de pesquisas do FiveThirtyEight, 51% dos americanos desaprovam Harris, enquanto 37% a aprovam. No entanto, apoiadores apontam uma pesquisa recente da CNN que sugere que Harris se sairia melhor do que Biden contra Trump nas eleições de novembro, ficando apenas dois pontos atrás de Trump em uma disputa direta, enquanto Biden ficaria seis pontos atrás.
Kamala Harris tem sido uma aliada leal de Biden, defendendo seu desempenho no primeiro debate da campanha, quando o presidente foi duramente criticado. Após o debate, ela reconheceu que Biden teve um "início lento", mas ofereceu respostas mais completas que Trump. Dias após o debate, com preocupações crescentes sobre a capacidade de Biden de continuar na disputa, Harris reafirmou seu apoio: "Joe Biden é o nosso indicado. Vencemos Trump uma vez e vamos vencê-lo novamente, ponto final."
Formada pela Universidade Howard em Direito, Harris iniciou sua carreira na promotoria do condado de Alameda, Califórnia, tornando-se promotora-chefe em San Francisco em 2003, e depois a primeira mulher negra procuradora-geral da Califórnia. No Senado, destacou-se por seus ásperos questionamentos a dois indicados por Trump: Brett Kavanaugh e William Barr.
Em 2020, Harris anunciou sua pré-candidatura à presidência, gerando entusiasmo entre progressistas, mas perdeu a candidatura principal para Biden, de quem se tornou vice. Harris tentou equilibrar a linha entre moderados e progressistas no Partido Democrata, mas não conseguiu fidelizar nenhum desses grupos.
Durante seu mandato como vice-presidente, Harris focou em várias iniciativas importantes, incluindo a defesa dos direitos reprodutivos, destacando os danos da proibição do aborto e pedindo ao Congresso a restauração das proteções do caso Roe v. Wade. Também estabeleceu um recorde ao dar o maior número de votos de desempate por um vice-presidente na história do Senado, crucial para a aprovação da Lei de Redução da Inflação e do Plano de Resgate Americano.
Apesar de enfrentar desafios para construir sua imagem pública, recebendo críticas de diferentes frentes, Harris encontrou uma base renovada de apoio recentemente. Nascida em Oakland, Califórnia, filha de mãe indiana e pai jamaicano, Harris foi influenciada desde cedo pela cultura indiana e negra. Sua formação na Universidade Howard, uma instituição historicamente negra, é uma das experiências mais significativas de sua vida.
Kamala Harris também enfrentou a experiência de viver em comunidades predominantemente brancas, incluindo um período no Canadá, onde sua mãe lecionou na Universidade McGill em Montreal. Em 2014, casou-se com o advogado Doug Emhoff, tornando-se madrasta de seus dois filhos.
Kamala Harris é frequentemente retratada como um exemplo de uma família americana moderna e diversificada. Ela é vista como herdeira de um legado de ativistas e autoridades eleitas que pavimentaram o caminho para a Casa Branca, compartilhando sua trajetória com inúmeras mulheres negras que tornaram esse momento possível.