Publicado em 28/07/2024 as 10:00am
Deputada Ayanna Pressley critica fechamento do Hospital Carney em Dorchester (MA)
Da redação A deputada Ayanna Pressley (MA-07) condenou o anúncio do fechamento de vários...
Da redação
A deputada Ayanna Pressley (MA-07) condenou o anúncio do fechamento de vários hospitais em Massachusetts, incluindo o Hospital Carney, localizado em Dorchester, feito pelo Steward Health Care. Em uma declaração divulgada hoje, Pressley expressou profunda preocupação com o impacto dessa decisão nas populações vulneráveis em seu distrito.
"Todos os dias, testemunhamos as consequências prejudiciais da má gestão e da ganância do Steward Health Care," afirmou Pressley. "O fechamento do Hospital Carney é um golpe devastador. Esta instituição é fundamental para alguns dos pacientes mais vulneráveis do Estado, incluindo veteranos, pessoas de baixa renda, comunidades negras e pardas e aqueles que não falam inglês. O fechamento agravará as desigualdades em saúde, colocará vidas em risco e sobrecarregará ainda mais os Centros de Saúde Comunitários no 7º distrito de Massachusetts, que já estão operando no limite."
O Hospital Carney, conhecido por seus serviços essenciais para populações carentes, é um dos sete hospitais que estão enfrentando o fechamento devido às decisões recentes do Steward Health Care. A medida gerou grande indignação e preocupação entre líderes locais e residentes, que temem a perda do acesso a cuidados de saúde essenciais em suas comunidades.
Em resposta à crise, Pressley se comprometeu a colaborar com a Administração Healey-Driscoll e parceiros federais para manter a acessibilidade aos cuidados de saúde e a defender a continuidade das operações das demais instalações do Steward. Ela também destacou a necessidade de ação legislativa para abordar os problemas relacionados ao capital privado na saúde e reformar um sistema que muitas vezes prioriza o lucro em detrimento do cuidado ao paciente.
Este desenvolvimento segue uma série de ações tomadas por Pressley e outros membros da delegação congressional de Massachusetts em resposta às dificuldades financeiras do Steward Health Care. Em maio de 2024, Pressley criticou a declaração de falência do Capítulo 11 pelo Steward, acusando a empresa de não proteger adequadamente pacientes e trabalhadores.
Em fevereiro de 2024, Pressley, junto com colegas da delegação congressional, buscou esclarecimentos da Cerebrus Capital Management, a firma de capital privado responsável pelo Steward Health Care, sobre seu papel nas dificuldades financeiras que afetam os hospitais. A delegação procurou entender as implicações dos problemas financeiros do Steward sobre o acesso à saúde para milhares de pessoas no leste de Massachusetts.
A situação no Sistema de Saúde Steward tem sido crítica há algum tempo. Em janeiro de 2024, após um relatório do Boston Globe sobre a condição financeira precária do Steward, Pressley, junto com a Senadora Elizabeth Warren e outros legisladores de Massachusetts, pressionou para uma reunião detalhada sobre o status das instalações do Steward e seus planos para garantir que as comunidades atendidas não fossem abandonadas.
Com o fechamento iminente do Hospital Carney, Pressley continua comprometida em lutar por um acesso equitativo à saúde e garantir que as necessidades dos mais vulneráveis não sejam ignoradas diante da má gestão corporativa.