Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/07/2024 as 10:00am

Senador por Maryland expressa preocupação com resultados das eleições na Venezuela

Da redação O Senador Ben Cardin (D-Md.), presidente do Comitê de Relações Exteriores do...

Da redação

O Senador Ben Cardin (D-Md.), presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA, divulgou uma declaração hoje expressando preocupações significativas com os resultados das recentes eleições na Venezuela, realizadas no último fim de semana sob o regime de Nicolás Maduro.

O Carter Center, que foi convidado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela para observar o pleito, pediu que a entidade publique imediatamente os resultados das eleições no nível das urnas. Esta solicitação segue a observação de que as eleições foram marcadas por um ambiente de bloqueio midiático, desinformação, intimidação e violência promovida pelo regime de Maduro, destinada a silenciar e intimidar a população.

“Apesar dos obstáculos impostos pelo regime, incluindo a censura dos meios de comunicação e uma campanha de intimidação e violência, o povo da Venezuela demonstrou novamente seu compromisso inabalável com a democracia ao participar das eleições presidenciais de seu país. No entanto, é preocupante que as informações credíveis indiquem que os resultados apresentados pela autoridade eleitoral controlada pelo regime parecem refletir uma tentativa de subverter as vozes dos que buscam uma mudança transformacional para a Venezuela. Qualquer tentativa de subverter a vontade do eleitorado venezuelano é um ataque à democracia e um insulto aos corajosos indivíduos que arriscaram tanto para exercer seu direito de voto,” afirmou Cardin.

O senador também pediu que os oficiais eleitorais melhorem imediatamente o acesso às informações sobre os resultados das eleições, incluindo a liberação das contagens em papel dos votos eletrônicos para a oposição e observadores independentes. Ele destacou a importância de que todos os atores democráticos no Hemisfério, especialmente Brasil e Colômbia, insistam publicamente e de forma inequívoca na necessidade de uma reportagem transparente e honesta dos resultados eleitorais.

“O Estados Unidos e a comunidade internacional devem se unir para não aceitar mais um dia de governo ilegítimo sob Maduro. Independentemente do resultado, os Estados Unidos continuarão firmes em seu forte apoio ao povo venezuelano em sua luta por um futuro de liberdade, justiça e dignidade humana,” concluiu o Senador Cardin.

Top News