Publicado em 27/08/2024 as 2:00pm
Nova lei de Illinois combate retaliações a trabalhadores
Da redação Uma nova legislação em Illinois promete oferecer uma proteção mais robusta aos...
Da redação
Uma nova legislação em Illinois promete oferecer uma proteção mais robusta aos trabalhadores que denunciam condutas impróprias no ambiente de trabalho. O projeto de lei H.B. 5561, assinado pelo governador J.B. Pritzker no dia 9 de agosto e que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro, fortalece as atuais disposições da Lei de Denunciantes de Illinois e consolida a autoridade do Bureau de Direitos no Local de Trabalho para investigar e responsabilizar empregadores que retaliam ou ameaçam retaliar funcionários.
A nova lei amplia significativamente o escopo de proteção oferecido pela legislação existente. Agora, os trabalhadores estão protegidos não apenas ao relatar violações legais, mas também ao alertar sobre ameaças à saúde pública e segurança diretamente a seus empregadores. Além disso, a definição de retaliação é expandida para incluir práticas como o blacklisting (ou seja, a exclusão do empregado de futuras oportunidades) e retaliação baseada em imigração.
Outra inovação importante da lei é a concessão de autoridade expressa ao escritório do procurador-geral para processar empregadores que retaliam ou ameaçam retaliar contra funcionários. Em caso de retaliação comprovada, os trabalhadores poderão receber juros de 9% sobre salários atrasados, acrescidos de danos liquidadivos e uma penalidade civil de até $10.000 cada.
A senadora Cristina Castro (D-Elgin), patrocinadora do projeto, destacou a importância da nova legislação. “Os empregados devem se sentir empoderados para denunciar fraudes, abusos, criminalidade e exploração no ambiente de trabalho, sem medo de serem silenciados,” afirmou Castro. “A expansão das proteções contra retaliação é mais um passo fundamental para garantir os direitos de todos os trabalhadores em nosso estado.”
O deputado Marcus C. Evans Jr. (D-Chicago) também foi um dos patrocinadores da legislação, que marca um avanço significativo na defesa dos direitos trabalhistas em Illinois.