Publicado em 24/09/2024 as 2:00pm
Connecticut legaliza uso recreativo de maconha e promove justiça social
Da redação Connecticut se torna o 18º estado dos Estados Unidos a legalizar o uso recreativo...
Da redação
Connecticut se torna o 18º estado dos Estados Unidos a legalizar o uso recreativo de maconha. O governador Ned Lamont, do Partido Democrata, sancionou a nova lei na terça-feira, 22 de junho de 2021, marcando uma etapa significativa na política de drogas do país e sendo o quinto estado a aprovar tal medida somente em 2021.
A partir de 1º de julho, adultos com mais de 21 anos poderão portar até 40 gramas de maconha e manter até 140 gramas em casa ou no carro. A nova legislação também abre caminho para a comercialização da maconha, que deve começar em 2022, e permite o cultivo pessoal a partir de 2023.
Além da legalização, a lei contempla a exclusão de antecedentes criminais para pessoas condenadas por posse de maconha entre janeiro de 2000 e setembro de 2015. Essa medida visa corrigir injustiças históricas que afetaram desproporcionalmente comunidades negras e pardas. "A guerra contra a Cannabis, que tinha como alvo central essas comunidades, não apenas gerou injustiças, mas também ampliou desigualdades em nosso estado", afirmou o governador.
A legalização traz, ainda, promissoras perspectivas econômicas. Estimativas da University of Connecticut indicam que a venda de maconha pode gerar entre US$ 784 e US$ 952 milhões nos próximos cinco anos. Lamont ressaltou que a medida não apenas moderniza as leis do estado, mas também o mantém economicamente competitivo em relação aos estados vizinhos.
Com essas mudanças, Connecticut busca não apenas avançar na legalização da maconha, mas também promover justiça social e revitalizar sua economia.