Publicado em 8/10/2024 as 12:00pm
Furacão Milton é o mais forte deste ano e deixa Flórida em alerta
Da redação O furacão Milton, a tempestade mais intensa registrada em 2024, está deixando a...
Da redação
O furacão Milton, a tempestade mais intensa registrada em 2024, está deixando a costa oeste da Flórida em alerta máximo. Embora tenha sido rebaixado para a categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5, o fenômeno continua a representar uma ameaça significativa, com ventos de até 250 km/h, conforme alertam meteorologistas.
Na terça-feira (8), quase toda a costa oeste da Flórida foi colocada sob alerta, com a expectativa de que o furacão atinja a região da Baía de Tampa na quarta-feira (9). Esta área, que não sofre com o impacto direto de um furacão dessa magnitude desde 1921, corre o risco de enfrentar inundações de até 3,6 metros, segundo informações da emissora local WTVJ.
Milton já é considerado a tempestade mais forte registrada em qualquer lugar do planeta neste ano. Cientistas preveem que, ao atravessar o centro da Flórida, o furacão deve perder parte de sua intensidade, mas ainda manterá a força suficiente para causar danos severos.
O estado de emergência foi decretado em várias regiões populosas, incluindo Miami-Dade e Broward, no sul da Flórida, e nos arquipélagos de Flórida Keys. A Costa do Golfo, que recentemente enfrentou o devastador furacão Helene — o mais mortal desde o Katrina, em 2005, e que resultou em 230 mortes —, também está na rota de Milton.
"Não acredito que haja um cenário em que não tenhamos grandes impactos neste momento", declarou o governador da Flórida, Ron DeSantis, durante uma coletiva de imprensa. Ele ressaltou a gravidade da situação e instou a população a seguir as orientações das autoridades locais.
Na tarde de segunda, o furacão Milton ainda estava próximo da península de Yucatán, no México, com ventos de 281 km/h, o que o classificava como um furacão de categoria 5. O Centro Nacional de Furacões dos EUA emitiu um comunicado alertando sobre "o risco crescente de tempestades com risco à vida e ventos destrutivos" para as áreas costeiras da Flórida, e recomendou a evacuação das áreas afetadas.
Moradores das áreas sob risco foram instruídos a acompanhar os boletins meteorológicos e seguir rigorosamente as ordens de evacuação para minimizar os impactos da chegada do furacão Milton.