Publicado em 13/10/2024 as 11:00pm
EUA revelam alterações na concessão de vistos "J-1" para estudantes de intercâmbio
Fonte: Da redação
A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos anunciaram novas diretrizes para os vistos J-1 e J-2, voltados a estudantes, trabalhadores temporários e seus familiares que participam de programas de intercâmbio cultural ou de formação profissional nos EUA. A principal alteração é a ampliação do prazo máximo de validade desses vistos, que passa de 12 para até 24 meses.
Além da prorrogação, os solicitantes dos vistos J-1 e J-2 que tiverem seus pedidos aceitos precisarão pagar uma taxa adicional de reciprocidade de US$ 102, que será cobrada após a entrevista, diretamente nas unidades consulares. No entanto, as taxas de solicitação, no valor de US$ 185, e as taxas relacionadas ao Sistema de Informação sobre Visitantes de Intercâmbio e Estudantes (SEVIS) permanecem as mesmas.
A validade dos vistos ainda depende da duração da atividade descrita no formulário DS-2019, que é um documento obrigatório no processo de solicitação.
Visto J-1: Quem deve solicitar?
O visto J-1 é destinado a não-imigrantes que participam de programas de intercâmbio cultural, incluindo pesquisadores, professores e estudantes que buscam desenvolvimento profissional nos EUA. Entre os grupos elegíveis estão estudantes de pós-graduação, acadêmicos temporários patrocinados por instituições de ensino, profissionais em estágio e jovens envolvidos em programas de Au Pair ou de trabalho durante o verão. O visto J-2, por sua vez, é destinado aos cônjuges e dependentes dos portadores do visto J-1, permitindo que as famílias acompanhem os participantes dos programas nos Estados Unidos.