Publicado em 22/10/2024 as 3:00pm
Incêndio destrói grande parte de igreja católica em Arizona; investigação conta com apoio federal
Da redação Agentes federais estão auxiliando na investigação de um incêndio que destruiu...
Da redação
Agentes federais estão auxiliando na investigação de um incêndio que destruiu boa parte da Igreja St. Anthony of Padua, na Diocese de Tucson, em Casa Grande, Arizona. O incêndio ocorreu na madrugada de 18 de outubro e causou danos significativos ao edifício, conforme comunicado da própria igreja em uma postagem no Facebook. Felizmente, não houve feridos, e os bombeiros conseguiram controlar as chamas rapidamente. Enquanto os reparos são realizados, a igreja realizará as missas em seu centro comunitário.
Segundo Frank Ricci, chefe dos bombeiros de Casa Grande, o fogo provavelmente teve início em um galpão no terreno da igreja, antes de se espalhar para a estrutura principal. "Baseado nos danos, acredito que cerca de 65% a 70% do prédio foi destruído", afirmou Ricci em entrevista à NBC KVOA.
O Bureau de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) está colaborando com as autoridades locais na investigação. Um porta-voz do ATF informou que estão assistindo o departamento de bombeiros de Casa Grande na apuração do caso. Questionados sobre a possibilidade de o incêndio ter sido criminoso, o ATF redirecionou as perguntas para o departamento de bombeiros, que ainda não deu um parecer definitivo sobre o incidente.
Apesar de agentes federais estarem envolvidos na investigação, o chefe dos bombeiros, Dave Kean, disse ao site de notícias New Outlook, da diocese de Tucson, que não há evidências de que o incêndio tenha sido proposital. Segundo ele, a assistência federal se deve ao valor elevado dos danos e ao fato de a igreja ser um local de culto.
O bispo de Tucson, Edward Weisenburger, expressou sua tristeza em um comunicado no Facebook. “Nossas casas de culto não são apenas lugares de oração. Elas são sagradas pela presença do Santíssimo Sacramento, pelas águas do batismo e pelos vasos consagrados para o culto,” afirmou o bispo, pedindo aos fiéis que permitam que a graça de Deus cure a comunidade e os fortaleça.
A Igreja St. Anthony of Padua não é a única a sofrer com incêndios recentemente. Nos Estados Unidos, outras igrejas católicas também foram danificadas por chamas nas últimas semanas. Na Flórida, uma igreja católica enfrentou vários incêndios em um período de 16 meses, e o mais recente está sendo investigado como possível incêndio criminoso. Além disso, um incêndio florestal em setembro destruiu a Missão Católica do Espírito Santo, em Washoe Valley, Nevada.
Em Casa Grande, o padre Ariel Lustan, da Igreja St. Anthony of Padua, disse que as missas continuarão sendo realizadas enquanto a paróquia se organiza para a reconstrução. "Alguém me disse que se eles puderam reconstruir a Catedral de Notre-Dame, nós também podemos reconstruir esta igreja", declarou Lustan, reconhecendo o desafio, mas demonstrando esperança.