Publicado em 29/10/2024 as 2:00pm
US Customs and Border Protection alerta indústria farmacêutica sobre riscos de importação indevida de material Biológico
Da redação A importação inadequada de materiais biológicos está colocando os Estados...
Da redação
A importação inadequada de materiais biológicos está colocando os Estados Unidos em risco de doenças infecciosas e ameaças biológicas, alertou Sean Smith, coordenador de exclusão de ameaças biológicas da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), em uma conferência realizada no New England Outsourcing in Clinical Trials, nos dias 23 e 24 de outubro.
Durante o evento, Smith destacou que, em 2023, a agência apreendeu 549.238 libras de drogas, das quais 107.510 libras correspondiam a substâncias legais não transportadas em conformidade com as exigências de segurança. A maior parte dessas apreensões foi composta por narcóticos e substâncias ilegais, mas a entrada de materiais biológicos não conformes representa um aumento preocupante.
De acordo com Baljeet Kaur, gerente de operações agrícolas do CBP, muitos dos materiais biológicos confiscados são destinados à pesquisa, incluindo produtos finais, tecidos animais preservados e contêineres criogênicos. Embora muitos desses itens tenham finalidades legítimas, a falta de documentação adequada pode levar a sua apreensão como possíveis ameaças. "Estamos vendo cada vez mais materiais biológicos entrando sem conformidade com as normas", afirmou Smith.
Para Kaur, um dos principais desafios é a falta de conhecimento de que certos produtos, como materiais de primatas, peixes e produtos da fauna, exigem declaração específica antes de deixarem o país de origem. Smith reforçou que a aprovação por uma agência, como a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA), não garante autorização de entrada, pois muitos produtos precisam atender a regulamentações de múltiplas agências, como o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e o Departamento de Transporte.
Smith também enfatizou que o transporte seguro desses materiais exige permissões específicas, que podem ser obtidas através do USDA e/ou dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Medicamentos, por exemplo, só podem ser transportados se destinados ao uso pessoal de quem está viajando com eles.
Com os processos corretos, o CBP assegura que os materiais necessários cheguem de forma segura aos EUA, enquanto mantém a segurança nacional e evita possíveis riscos de saúde pública.