Publicado em 2/11/2024 as 11:00am
Healey-Driscoll anunciam US$24.6 milhões em subsídios para fortalecer a segurança alimentar em Massachusetts
Da redação Em um esforço para promover a segurança alimentar e a resiliência no estado, a...
Da redação
Em um esforço para promover a segurança alimentar e a resiliência no estado, a administração Healey-Driscoll anunciou um investimento de $24,6 milhões em subsídios para 163 empreendimentos do setor alimentar de Massachusetts. A iniciativa, liderada pelo inovador programa de Subsídios para Infraestrutura de Segurança Alimentar (FSIG), visa fortalecer a produção e a distribuição de alimentos locais, garantindo o acesso a alimentos frescos, saudáveis e produzidos localmente para todos os residentes do estado.
“O sistema alimentar é uma parte essencial da nossa identidade”, declarou a governadora Maura Healey. “De nossa liderança nacional na produção de cranberry e pesca, aos esforços em laticínios e xarope de bordo, até nossas iniciativas de agricultura urbana e escolar, estamos comprometidos com a segurança alimentar de Massachusetts por meio desses subsídios.”
O programa FSIG, iniciado em 2020 a partir de uma recomendação da Força-Tarefa de Segurança Alimentar de Massachusetts, financia investimentos em infraestrutura para aumentar o acesso a alimentos locais nas comunidades. Voltado especialmente a famílias e indivíduos em situação de insegurança alimentar, ou que vivem em áreas desprovidas de serviços alimentares e cidades de porte médio, o FSIG ajuda a conectar agricultores, pescadores e outros produtores a uma rede de alimentação sólida e resiliente, mitigando riscos de falhas na cadeia de suprimentos.
A secretária do Meio Ambiente e Energia, Rebecca Tepper, destacou os benefícios para produtores que enfrentam desafios ambientais e de saúde: “À medida que os efeitos das mudanças climáticas impactam a produção, o FSIG ajuda agricultores e pescadores a construir resiliência e adaptar-se a novas condições.”
Apoio à Diversidade e à Comunidade Local
O programa abrange uma ampla gama de empreendedores alimentares, incluindo agricultores tradicionais e novos imigrantes que trazem tradições agrícolas de seus países de origem para o solo de Massachusetts. Segundo a comissária do Departamento de Recursos Agrícolas de Massachusetts, Ashley Randle, “os beneficiários dos subsídios representam uma rica diversidade na comunidade agrícola, permitindo que aumentem a produção de alimentos para suas comunidades.”
Senadores e representantes da legislatura estadual expressaram apoio à iniciativa, observando o impacto econômico e social da ação. O senador Michael J. Rodrigues, presidente do Comitê de Meios e Recursos do Senado, observou que a pandemia revelou os riscos de insegurança alimentar no estado. “Vários agricultores do meu distrito receberão esses fundos para garantir que alimentos frescos, saudáveis e locais estejam disponíveis para todos,” disse ele.
Além disso, o senador Jo Comerford e o representante Paul Schmid enfatizaram que o financiamento contínuo do FSIG reflete um compromisso compartilhado de combater a insegurança alimentar, prevenir doenças relacionadas à dieta e garantir que os cidadãos tenham acesso a alimentos de origem local, essenciais para uma sociedade saudável e sustentável.
Esses subsídios são fundamentais para aumentar a capacidade de Massachusetts de produzir e distribuir alimentos em um ambiente de crescente vulnerabilidade climática, fortalecendo o sistema alimentar para que ele continue a atender às necessidades de segurança alimentar no futuro.