Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/11/2024 as 12:00pm

Canadá se prepara para onda de imigrantes após eleição de Trump

Da redação Após a recente vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados...

Da redação

Após a recente vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, a polícia canadense e organizações de apoio a imigrantes estão mobilizadas para lidar com um possível aumento de solicitantes de asilo tentando cruzar a fronteira rumo ao Canadá. O cenário que preocupa as autoridades é impulsionado pela promessa de Trump de realizar a maior deportação de imigrantes da história dos EUA.

O sargento Charles Poirier, da Real Polícia Montada do Canadá, afirmou que as autoridades canadenses começaram a se preparar há meses para o que ele chamou de "pior cenário possível", que prevê um fluxo elevado de entradas irregulares no país. “Sabíamos que, se ele chegasse ao poder, poderíamos enfrentar imigração ilegal e irregular para Quebec e outras regiões do Canadá”, disse Poirier à Reuters. Segundo ele, a polícia está preparada para atender ao aumento significativo de atravessadores na fronteira, especialmente se o fluxo ultrapassar centenas de pessoas por dia.

Na primeira presidência de Trump, em 2017, milhares de pessoas solicitaram asilo no Canadá, cruzando pontos informais de fronteira, como Roxham Road, entre Quebec e Nova York. Contudo, essa passagem agora está fechada para requerentes de asilo devido a um novo acordo entre EUA e Canadá, que exige que as solicitações de refúgio sejam feitas em pontos formais da fronteira. Esse acordo, que cobre toda a extensão de 6.400 km da fronteira, obriga os solicitantes a cruzarem sem serem detectados e a permanecerem escondidos por até duas semanas antes de fazerem seus pedidos – um risco que muitos defensores de imigrantes consideram perigoso.

Para Abdulla Daoud, diretor do The Refugee Centre em Montreal, a ausência de vias seguras para solicitar asilo aumenta a possibilidade de tentativas irregulares de entrada. “Quando não se criam caminhos legítimos para segurança, as pessoas acabam recorrendo a alternativas perigosas. Infelizmente, vemos isso diariamente”, afirmou Daoud.

A polícia canadense permanece em “alerta máximo”, pronta para expandir seus recursos de segurança nas áreas fronteiriças. De acordo com Poirier, a situação pode exigir o deslocamento de centenas de policiais adicionais, a utilização de veículos extras e até a construção de acomodações temporárias para atender à demanda.

“A fronteira está sob vigilância intensificada”, afirmou Poirier, destacando que a força policial está preparada para agir rapidamente caso o fluxo de requerentes de asilo aumente nas próximas semanas e meses.

Top News