Publicado em 26/11/2024 as 7:00pm
Mulher filmada fazendo saudação nazista e fazendo declarações antissemitas é identificada como dona de café kosher em hospital judeu.
Fonte: Da redação
Uma mulher filmada fazendo uma saudação nazista e proferindo ameaças antissemitas sobre a “solução final” no Canadá foi identificada como a dona de dois cafés kosher em um hospital judaico.
Mai Abdulhadi foi reconhecida após a rede de cafeterias Second Cup, chocada com as imagens, romper sua parceria e encerrar imediatamente as operações de suas duas unidades no Jewish General Hospital, em Montreal, conforme noticiado pelo Global News.
Os funcionários da franquia a reconheceram como a mulher que viralizou nas redes sociais após fazer gestos e declarações de ódio, enquanto provocava contra-manifestantes em um comício pró-Israel na última quinta-feira.
No vídeo, a mulher tenta inicialmente ocultar sua identidade com um keffiyeh, máscara cirúrgica e óculos escuros, enquanto grita: "A Solução Final está chegando até você."
“Você sabe o que é a Solução Final? Sabe o que significa?”, ela pergunta, referindo-se ao plano de Adolf Hitler para exterminar os judeus.
Em outro trecho, ela aparece com o rosto exposto enquanto se dirige aos manifestantes pró-Israel, fazendo a saudação nazista.
Abdulhadi foi rapidamente identificada após os vídeos do incidente se espalharem nas redes sociais, segundo o presidente da Second Cup Canada, Peter Mammas.
"Conversamos com vários funcionários e eles confirmaram que, sim, era ela nos vídeos", disse Mammas.
“A Second Cup não tolera discurso de ódio. Em conjunto com o hospital, fechamos o café da franqueada e estamos rescindindo seu contrato de franquia”, declarou a empresa, que é certificada kosher pelo Conselho Comunitário Judaico de Montreal.
“As ações dessa franqueada não só violam nosso contrato, como também vão contra os valores de inclusão e comunidade que defendemos na Second Cup.”
O provedor de saúde da região, Integrated University Health and Social Service Centres, apoiou a decisão da empresa.
“O vídeo está relacionado a uma franqueada da Second Cup, uma das locatárias privadas que operam no Jewish General Hospital”, afirmou o comunicado.
“Apresentamos total apoio à decisão da Second Cup de agir rapidamente e tomar as medidas necessárias, fechando os cafés da franqueada e rescindindo seu contrato de locação.”