Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 25/12/2024 as 1:00pm

Trump afirma que pretende ampliar a aplicação da pena de morte para estupradores e assassinos durante sua gestão.

Fonte: Da redação

Trump afirma que pretende ampliar a aplicação da pena de morte para estupradores e assassinos durante sua gestão. Donald Trump

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (24) que irá instruir o Departamento de Justiça dos EUA a buscar, sempre que possível, a aplicação da pena de morte durante seu mandato.

Trump, defensor fervoroso da pena capital, afirmou que orientará os procuradores a pedirem à Justiça que condene à morte “estupradores, assassinos e monstros”. A declaração ocorreu um dia após o atual presidente, Joe Biden, reduzir a pena de 37 dos 40 detentos condenados à morte pela Justiça federal. Biden comutou essas sentenças de pena de morte para prisão perpétua, impossibilitando que Trump restaure a pena capital para esses casos quando assumir a presidência, no final de janeiro de 2025. Durante sua campanha e após ser eleito, o republicano já havia manifestado o desejo de ampliar as execuções de condenados no país.

Alívio das penas de morte

Conforme o anúncio feito por Joe Biden na segunda-feira, apenas três dos 40 condenados ainda poderão enfrentar a execução: Dylann Roof, responsável pelos assassinatos racistas de nove fiéis negros da Igreja AME Mother Emanuel em Charleston, Carolina do Sul, em 2015; Dzhokhar Tsarnaev, autor do atentado à Maratona de Boston em 2013; e Robert Bowers, que matou 11 fiéis na sinagoga Tree of Life em Pittsburgh em 2018, no ataque antissemita mais letal da história dos EUA. “Essas comutações estão alinhadas à moratória que meu governo impôs às execuções federais em casos que não envolvam terrorismo e assassinatos em massa motivados por ódio”, declarou Biden em comunicado. “Minha carreira foi dedicada à redução de crimes violentos e à garantia de um sistema de justiça justo e eficaz.”

Em 2021, o governo Biden anunciou uma moratória sobre a pena de morte federal para revisar os protocolos utilizados, suspendendo as execuções durante o mandato. Em uma crítica velada a Trump, Biden afirmou: “Com a consciência tranquila, não posso permitir que uma nova administração retome as execuções que interrompi.”

Em seu discurso de lançamento de campanha para 2024, Trump defendeu que traficantes de drogas “flagrados vendendo substâncias sejam condenados à pena de morte por seus crimes horrendos”. Posteriormente, prometeu executar traficantes de drogas e de pessoas, além de elogiar o rigor da China no combate aos traficantes. Durante seu primeiro mandato, Trump já havia defendido a pena de morte para traficantes de drogas.

Top News