Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/12/2024 as 6:00pm

Homem-bomba da Maratona de Boston fica de fora da clemência concedida por Biden aos condenados à morte

Fonte: Da redação


Na segunda-feira (23), o presidente Joe Biden anunciou que comutou as sentenças de 37 dos 40 presos federais no corredor da morte. A lista de criminosos que receberam clemência não inclui Dzhokhar Tsarnaev, o homem-bomba sobrevivente dos atentados à Maratona de Boston.

Além de Tsarnaev, Biden também decidiu não conceder clemência a Dylann Roof, responsável pela morte de nove pessoas em um ataque racista em 2015, em Charleston, Carolina do Sul, nem a Robert Bowers, o atirador que matou 11 pessoas durante o tiroteio na sinagoga Tree of Life em Pittsburgh.

O presidente comutou as sentenças dos outros presos no corredor da morte federal, substituindo-as por prisão perpétua sem a possibilidade de liberdade condicional.

“Essas comutações estão alinhadas com a moratória imposta pelo meu governo às execuções federais, exceto em casos de terrorismo e assassinatos em massa motivados por ódio”, declarou Biden em nota.

Passados mais de dez anos dos atentados à Maratona de Boston, a sentença de morte de Tsarnaev ainda não foi definitiva. Em março, um tribunal federal de apelações determinou que seria investigado se dois jurados deveriam ter sido desqualificados por parcialidade. A corte afirmou que um novo julgamento na fase de pena pode ser necessário para decidir se Tsarnaev, atualmente com 31 anos, ainda deve ser condenado à morte.

Os atentados de 2013, próximos à linha de chegada da Maratona, resultaram na morte de três pessoas e deixaram mais de 200 feridos. Tsarnaev também foi condenado pelo assassinato do policial Sean Collier, do MIT, durante a fuga que se seguiu aos ataques.

Na tentativa de evitar a pena de morte, os advogados de Tsarnaev argumentaram que ele teria agido sob a influência de seu irmão mais velho, Tamerlan Tsarnaev, que foi morto em um tiroteio com a polícia em Watertown.

Top News