Publicado em 12/01/2025 as 2:00pm
Vídeo mostra tiroteio entre motorista e polícia após ataque em Nova Orleans
Fonte: Da redação
Na sexta-feira, a polícia de Nova Orleans divulgou imagens de câmeras corporais que mostram o momento em que trocaram tiros com o responsável pelo ataque ocorrido no Dia de Ano Novo.
O vídeo mostra Shamsud-Din Jabbar após colidir sua caminhonete branca e abrir fogo contra os policiais.
Os agentes revidaram e Jabbar foi declarado morto no local.
O ataque no Dia de Ano Novo resultou em 14 mortos e dezenas de feridos, após Jabbar dirigir o veículo contra uma multidão em um quarteirão movimentado da Bourbon Street. O incidente aconteceu por volta das 3h15, horário local.
As imagens capturadas pela câmera corporal do policial Luis Robles, do Departamento de Polícia de Nova Orleans, registram o momento em que Jabbar troca tiros com os agentes.
No clipe de 12 segundos, Robles corre em direção ao veículo enquanto outros policiais se aproximam de Jabbar pelo lado do motorista da caminhonete colidida.
Dois agentes estão posicionados ao lado da porta aberta quando Robles se aproxima. Os policiais gritam "levante as mãos" para Jabbar, apontando suas armas, antes de um clarão ser visto próximo ao airbag acionado, indicando que Jabbar disparou contra eles.
Logo após, múltiplos tiros são ouvidos enquanto os agentes se afastam do veículo, alguns se jogando no chão. Eles também revidam os disparos.
De acordo com um comunicado do Departamento de Polícia de Nova Orleans, três oficiais atiraram em resposta. O policial Robles, cuja câmera capturou as imagens, não disparou contra Jabbar.
O suspeito foi declarado morto no local e dois policiais ficaram feridos no tiroteio.
O FBI informou que Jabbar agiu sozinho em um "ato premeditado e maligno". Uma bandeira do grupo Estado Islâmico (EI) foi encontrada dentro do veículo que ele dirigia, segundo o FBI.